SóProvas


ID
3537868
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Disciplina

    Qual a diferença entre um atleta excepcional e um medíocre? Entre um artista admirado e um ator anônimo? Entre um sedentário obeso e alguém com uma barriga enxuta e bem definida? Entre uma família próspera e outra com problemas financeiros?
    Nada de sorte, genética ou dom. O que diferencia as conquistas dos fracassos é a dedicação, que pode ser traduzida em disciplina para estabelecer metas e persegui-las.
   A diferença entre sonhar e realizar está na ação que empregamos em direção ao sonho. Já dizia Peter Drucker que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.
   Enquanto alguns sonham com uma promoção, outros dedicam horas a cursos de especialização para agregar valor a seu currículo.
  Enquanto alguns sonham em viajar para o exterior , outros agendam suas férias e mergulham nas pesquisas de promoções de agências de viagem.
   Planejar é muito mais do que organizar e fazer contas. Envolve questionar, ver e rever suas escolhas, estudar alternativas, debater dúvidas e soluções, enfim, focar em seus objetivos e ajustar regularmente suas ações, com base em novos conhecimentos.
  Esse pacote de ações pode ser traduzido como disciplina. Com ela, ficam mais curtos os caminhos para alcançarmos todos os nossos objetivos, sejam eles profissionais ou não.
  O fato é que cultivar a disciplina em nossa rotina pessoal e familiar pode trazer grandes ganhos.
  Pais disciplinados com a hora das refeições e do banho criam filhos disciplinados em todas as áreas – da alimentação às finanças pessoais –, e que serão mais capazes de plane - jar a superação de adversidades.
 Não se deve confundir, porém, o incentivo à disciplina com a anulação da individualidade e da personalidade. O que não pode servir de desculpa é afirmar que não temos pro - pensão natural à disciplina. Um dia perceberemos que essa desculpa nos custará caro.
(Gustavo Cerbasi. Folha de S.Paulo, 13.09.2010. Adaptado)

Com base na última frase do texto, assinale a alternativa que preserva o sentido original e apresenta a pontuação correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     a) Um dia perceberemos, que essa desculpa , nos custará caro → INCORRETO. Objeto direto separado incorretamente pela vírgula.
     b) Um dia perceberemos que essa desculpa nos custará caro... → CORRETO. As reticências mantêm o valor declaratório da frase. Uma frase declarativa termina em ponto (.) ou reticências (...).
     c) Um dia perceberemos que essa desculpa: nos custará caro → INCORRETO. Dois-pontos separando incorretamente o sujeito do verbo.
     d) Perceberemos um dia que essa desculpa nos custará caro? → INCORRETO. O ponto de interrogação traz o valor semântico de questionamento, não temos esse valor orginalmente. 
     e) Perceberemos um dia que essa desculpa (nos custará) caro. → INCORRETO. Os parênteses separando incorretamente o sujeito do verbo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva B

    Um dia perceberemos que essa desculpa nos custará caro...

  • QUE RAIVA QUE DÁ! QUANDO ERRO... :-(

  • A questão requer conhecimentos acerca do emprego dos sinais de pontuação e coerência textual.

    Na frase final do texto, tem-se um período composto por subordinação, em que a estrutura é a seguinte:

    Um dia perceberemos = Oração Principal

    Que essa desculpa nos custará caro = Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

     

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Não se separa verbo de seu complemento.

    ALTERNATIVA (B) CORRETA – O período não deve ser pontuado porque não se separa uma oração subordinada substantiva objetiva direta de sua oração principal.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – “Essa desculpa” é o sujeito da oração “nos custará caro”. Não se separa sujeito de predicado, salvo se houver uma palavra ou frase intercalada.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – A frase foi finalizada com ponto de interrogação, o que mudaria o sentido original, pois se trata de uma constatação e não de uma pergunta.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Os parênteses só são usados para intercalar qualquer indicação acessória ou para incluir dados informativos sobre bibliografia (autor, ano de publicação, página etc.). Não é o caso da frase original.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B)

  • Ta certo isso? A reticências não muda o sentido da frase?
  • GAB B

    • Essa frase pode terminar com ponto (.) ou com reticências(...)
    • A opção A está errada pois separa o verbo do complemento.

    Bizu: Quando houver duas vírgulas, retire as vírgulas e veja se a frase faz sentido

    • Ex: "Um dia perceberemos, que essa desculpa , nos custará caro"
    • Ficaria: "Um dia perceberemos nos custará caro"
    • Se não fez sentido, está errado
  • Fui na lógica kkkkk
  • (B) CORRETA – O período não deve ser pontuado porque não se

    separa uma oração subordinada substantiva objetiva direta de sua oração

    principal.