SóProvas


ID
3538003
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Vinhedo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

    Naquele tempo o mundo era ruim. Mas depois se consertara, para bem dizer as coisas ruins não tinham existido. No jirau da cozinha arrumavam-se mantas de carne-seca e pedaços de toicinho. A sede não atormentava as pessoas, e à tarde, aberta a porteira, o gado miúdo corria para o bebedouro. Ossos e seixos transformavam-se às vezes nos entes que povoavam as moitas, o morro, a serra distante e os bancos de macambira.

    Como não sabia falar direito, o menino balbuciava expressões complicadas, repetia as sílabas, imitava os berros dos animais, o barulho do vento, o som dos galhos que rangiam na catinga, roçando-se. Agora tinha tido a ideia de aprender uma palavra, com certeza importante porque figurava na conversa de sinha Terta. Ia decorá-la e transmiti-la ao irmão e à cachorra. Baleia permaneceria indiferente, mas o irmão se admiraria, invejoso.

    - Inferno, inferno.

    Não acreditava que um nome tão bonito servisse para designar coisa ruim. E resolvera discutir com sinha Vitória. Se ela houvesse dito que tinha ido ao inferno, bem. Sinha Vitória impunha-se, autoridade visível e poderosa. Se houvesse feito menção de qualquer autoridade invisível e mais poderosa, muito bem. Mas tentara convencê-lo dando-lhe um cocorote, e isto lhe parecia absurdo. Achava as pancadas naturais quando as pessoas grandes se zangavam, pensava até que a zanga delas era a causa única dos cascudos e puxavantes de orelhas. Esta convicção tornava-o desconfiado, fazia-o observar os pais antes de se dirigir a eles. Animara-se a interrogar sinha Vitória porque ela estava bem-disposta. Explicou isto à cachorrinha com abundância de gritos e gestos.


(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2009, p. 59-60) 

De acordo com a gramática tradicional, a vírgula, no interior de uma oração, deve ser usada, dentre outros casos, para isolar o adjunto adverbial antecipado. Dentre os fragmentos abaixo, retirados do texto, assinale aquele em que a vírgula deveria ser empregada por essa razão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ “Ossos e seixos transformavam-se às vezes nos entes que povoavam as moitas,” (1º§).

    ➥ Temos, em destaque, um adjunto advebial de tempo com base feminina. Ele possui duas palavras (=considerado de curta extensão para a maioria das bancas e o uso das vírgulas para isolá-lo é facultativo). Visão da Academia Brasileira de Letras (=uma locução adverbial com três ou mais palavras já não é de curta extensão e demanda obrigatoriamente a utilização da vírgula).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • IBFC deveria ser um tipo de xingamento/palavrão ... hahahahaha

    Ao invés de falarmos Por**, Car* falaríamos :

    Vai pra IBFC q te pariu !

    ou então: Que IBFC !

    ou então: Vai pra IBFC !

  • Para maioria das bancas, e também o que é mais aceito, até dois termos é facultativo, mas para IBFC, aparentemente 2 termos já é obrigatório.

  • Gab. A

    “Ossos e seixos transformavam-se, às vezes, nos entes que povoavam as moitas,” (1º§).

  • A questão é sobre o uso das vírgulas e quer que encontremos em qual alternativa deveria ter um adjunto adverbial deslocado isolado por vírgula.

    a) “Ossos e seixos transformavam-se às vezes nos entes que povoavam as moitas,”

    O adjunto adverbial de longa extensão é cobrado o uso da virgula para o isolar. As bancas consideram normalmente acima de três palavras para ser longa extensão, contudo a IBFC exige duas palavras ou mais para ser de grande extensão e assim já precisando usar a vírgula. Temos o adjunto adverbial de tempo "às vezes" deslocado para o meio da frase, assim tendo que colocar a vírgula. Correta.

    “Ossos e seixos transformavam-se, às vezes, nos entes que povoavam as moitas,”

    b) “Ia decorá-la e transmiti-la ao irmão e à cachorra.”

    Não temos adjunto adverbial. Incorreta.

    c) “Não acreditava que um nome tão bonito servisse para designar coisa ruim.”

    O adjunto adverbial "não" é de apenas 1 palavra. Incorreta.

    d) “Achava as pancadas naturais quando as pessoas grandes se zangavam,”

    "Quando" é uma conjunção de tempo ligando orações. Incorreta.

    GABARITO A

  • "Deveria" ou "poderia" ser empregada?

  • LETRA A - “Ossos e seixos transformavam-se(,) às vezes (,)nos entes que povoavam as moitas,” (1º§).

  • assinale aquele em que a vírgula deveria ser empregada por essa razão:facultativa!

  • Questão horrível , não entendi foi nada. Falta clareza para poder respondê-la.

  • Fiquei em dúvida sobre o que realmente a questão queria rsrs, mais deu certo.

  • a D está errada por qual motivo? QUANDO não é temporal não? Fui nela e errei! :)

  • - “Ossos e seixos transformavam-se(,) às vezes (,)nos entes que povoavam as moitas,” (1º§), poderia ser empregada pois é facultativa locuções adverbiais curtos de 2 palavras ou menos.

  • Uso da virgula facultativo

  • ibfc considera duas palavras(adjunto adverbial ) uso obrigatório

  • quando ocorre o deslocamento do adj adv, necessariamente, ele não precisa estar na frente, ele pode ficar em qualquer local no período, isto é, foi o que aconteceu com o "as veses".
  • “Ossos e seixos transformavam-se, às vezes, nos entes que povoavam as moitas,” (1º§).

    ***vírgula facultativa pois se trata de um adjunto adverbial curto deslocado porém a IBFC considera como obrigatória: "... a vírgula, no interior de uma oração, deve ser usada ..."