SóProvas


ID
3539251
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Menino de 9 anos de idade, veio para avaliação psicológica para aferição de abuso sexual. Compareceu com sua genitora, mas adentrou sozinho na sala de entrevista. A mãe informa que apresentou problemas na fala desde bebê, iniciando a fala efetivamente somente aos cinco anos de idade, estando sem problemas hoje. Está matriculado no 3º ano escolar, permanecendo no turno integral. Usa os serviços de fonoaudióloga e psicóloga na escola. Suas brincadeiras com os amigos são agitadas, seu sono é agitado, denota estar acima do peso, mostrou ansiedade no seu relato. O suposto acusado conta com 18 anos de idade.


Ainda sobre o caso clínico da questão anterior, nº 81, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Avaliação psicológica infantil é uma atividade complexa que se constitui na busca de conhecimento sobre o funcionamento psicológico de crianças, de forma a orientar ações e decisões futuras. Quando a avaliação psicológica infantil tem propósitos clínicos, ela é chamada de psicodiagnóstico infantil e se dá por meio do encontro de pelo menos três partes: o psicólogo, a criança e seus pais.

    Os construtos geralmente abordados na avaliação psicológica infantil são: atenção, memória, raciocínio, habilidades sociais, apego, estilos parentais, bullying, humor, características específicas de personalidade.

    O psicólogo que faz avaliação psicológica infantil precisa considerar que a criança não é responsável por si mesma, o que torna necessário o contato com seus pais ou outros familiares. Além disso, precisa se atentar à etapa do desenvolvimento cognitivo, emocional e motor de seu paciente.

    Outro aspecto da avaliação psicológica infantil é a escolha de um ambiente adequado que permita que a criança se expresse livremente, assim como instrumentos de avaliação que correspondam à faixa etária do paciente.

    As técnicas mais indicadas para avaliação psicológica infantil são observações da interação entre a criança e seus familiares, entrevistas com os pais (anamnese) e com a criança (uso de técnicas lúdicas), testes psicológicos e outros instrumentos.

    Os principais testes psicológicos utilizados na avaliação psicológica infantil comercializados pela Vetor Editora são: CAT-A, HTP, EPQJ, R-2, BENDER, TNVRI, DFH, TONI-3, entre outros.


    Assim sendo, a tenra idade não é impedimento para a avaliação.


    Gabarito do Professor: Letra D.