SóProvas


ID
3539350
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

20 ANOS SEM DIANA: MORTE DA PRINCESA DEIXOU MUNDO DE LUTO E ABALOU A MONARQUIA

Lady Di morreu no dia 31 de agosto de 1997 em um trágico acidente de carro; apesar de não ter direito ao título de nobreza em razão de seu divórcio do príncipe Charles, britânicos exigiram uma homenagem à altura daquela que foi o símbolo de uma geração

    No dia 31 de agosto de 1997, a princesa Diana morreu em um acidente de trânsito em Paris. Durante uma semana, até o funeral acompanhado por uma multidão, o Reino Unido passou por um momento de luto sem precedentes que estremeceu a monarquia.
     Divorciada há um ano do príncipe Charles, a mulher de 36 anos e seu namorado, o produtor de cinema egípcio Dodi Al-Fayed, foram perseguidos durante todo o verão no Mediterrâneo pelos paparazzi.
    No dia 30 de agosto, o casal chegou durante a tarde a Paris e foi jantar no Ritz, um hotel de luxo na Praça Vendôme, antes de tentar deixar o local de modo discreto por volta da meia-noite em um Mercedes. Perseguido por fotógrafos que estavam em uma motocicleta, o automóvel entrou em alta velocidade em um túnel e bateu em uma pilastra de cimento.
    Diana foi retirada pelas equipes de emergência do Mercedes destruído. Dodi Al-Fayed e o motorista, que segundo a investigação tinha um nível elevado de álcool no sangue, morreram na hora. O segurança ficou gravemente ferido. Sete fotógrafos foram detidos. No dia seguinte, as fotos do acidente foram vendidas para revistas por US$ 1 milhão. A princesa, que sofreu uma grave hemorragia interna, foi transportada para o hospital Pitié-Salpêtrière. Às 4h, foi declarada morta. O embaixador da França ligou para os assistentes da rainha Elizabeth II em Balmoral, na Escócia, onde o duque de Edimburgo, o príncipe Charles e seus filhos, os príncipes William, então com 15 anos, e Harry, de 12, passavam o verão.


        “PRINCESA DO POVO”
    O Reino Unido acordou de luto. Sem conter as lágrimas, centenas de londrinos começaram a depositar flores diante dos Palácios de Buckingham e Kensington, a residência da princesa. Com a voz embargada pela emoção, o então primeiro-ministro, o trabalhista Tony Blair, prestou uma homenagem à "princesa do povo".
    O mundo inteiro expressou consternação com a morte. O presidente americano, Bill Clinton, disse que estava "profundamente entristecido". Na Índia, madre Teresa rezou por Diana. Michael Jackson, "consternado", cancelou um show na Bélgica.
    Os paparazzi foram os primeiros acusados. O irmão de Diana, Charles Spencer, culpou os tablóides, que segundo ele tinham "sangue nas mãos". Criticada, a imprensa popular elevou Diana ao patamar de ícone. "Nasceu lady. Depois foi nossa princesa. A morte fez dela uma santa", escreveu o Daily Mirror. O fervor popular era cada vez maior [...]


    MONARQUIA
    A organização do funeral foi um quebra-cabeças. Desde seu divórcio, Lady Di não tinha mais direito ao título de alteza real ou a uma cerimônia nacional. Mas os britânicos exigiam uma homenagem à altura de sua "rainha dos corações".
    O descontentamento da opinião pública aumentava à medida que se prolongava o silêncio da família real, que permaneceu entrincheirada em Balmoral. Furiosos com a ausência de uma bandeira a meio mastro no Palácio de Buckingham, os jornais exigiam um discurso da rainha aos súditos. "A família real nos abandonou", criticou o jornal The Sun.
    "Ferida", Elizabeth II se resignou a prestar uma homenagem a uma nora que nunca desejou, em uma mensagem exibida na 5 Agente Técnico Forense televisão - a segunda em 45 anos de reinado -, antes de se inclinar publicamente diante do caixão. ”Se os Windsor não aprenderem a lição, não vão apenas enterrar Diana, mas também o seu futuro", advertiu o jornal The Guardian.
    Uma pesquisa publicada na época mostrava que um em cada quatro britânicos se declarava a favor da abolição da monarquia. No dia seguinte, quase um milhão de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre em silêncio, interrompido apenas pelo choro dos presentes e pelo som dos sinos.
    Cabisbaixos, William e Harry caminharam atrás do caixão, ao lado do príncipe Charles, do duque de Edimburgo, o príncipe Philip, e do conde Spencer, diante dos olhares de 2,5 bilhões telespectadores ao redor do mundo. Na abadia de Westminster, 2 mil convidados, entre eles Hillary Clinton, Tony Blair, Luciano Pavarotti, Margaret Thatcher e Tom Cruise, assistiram à cerimônia. Elton John interpretou a canção "Candle in the Wind", com uma alteração na letra para homenagear Diana.
    Durante a tarde, a princesa foi sepultada em uma cerimônia privada em Althorp, noroeste de Londres. Desde então, descansa em um túmulo em uma ilha que foi a residência de sua família.

O Estado de S.Paulo. 31 Agosto 2017. 

Assinale a alternativa cujo vocábulo apresenta corretamente as mesmas regras ortográficas da formação do plural do termo “quebra-cabeças”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ “quebra-cabeças”= temos um verbo + substantivo. Somente o verbo vai ao plural, visto que o verbo é uma classe de palavra invariável e deve se manter no singular.

    ➥ Vira-latas= mesmo caso anterior, verbo + substantivo.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Somente o "Substantivo" vai para o plural, visto que...

  • Exemplificando.......

    Quebra(verbo)--Cabeças(substantivo) ᗔTemos verbo+substantivo, então flexionamos somente o substantivo

    Vira(verbo)--Latas(substantivo)ᗔTemos verbo+substantivo, então flexionamos somente o substantivo

  • plural de substantivo composto

    regra: substantivo + substantivo= primeira ou ambas

    verbo + substantivo= segunda

    adjetivo + substantivo= ambas

    palavras repetidas= segunda

  • GABARITO A

    VERBO+ SUBSTANTIVO.

  • Complementando o comentário dos colegas com relação aos outros itens:

    A) Vira-lata (verbo+substantivo=pluraliza o substantivo)

    B) Manga-rosas (substantivo+substantivo=pluraliza o primeiro substantivo ou ambos, o correto seria mangas-rosa e mangas-rosas)

    C) Guarda-noturnos (quando o termo ''guarda'' se referir a uma pessoa, ambas as palavras pluralizam, o correto seria guardas-noturnos)

    D) Bomba-relógios (mesma justificativa da alternativa B)

    E) Peixe-espadas (mesma justificativa da alternativa B)

  • Eu sei que isso pode variar de acordo com a gramática , mas fique atento a este construção:

    (Guardas-Noturnos)

    Veja comigo>

    Os dois vão para o plural>

    Substantivo + substantivo

    Couve-flores

    Substantivo + Adjetivo

    Amores prefeitos

    Numeral e substantivo

    Segundas feiras

    Apenas o primeiro elemento vai para o plural:

    Se o segundo termo delimitar a ideia do primeiro

    Pombos-correio

    Bananas -maça

    Se tivermos termos ligados por preposição:

    Dragões do mar

    Cobras d´ água.

    Apenas o segundo elemento vai para o plural:

    Se o primeiro elemento for verbo

    Guarda -chuvas

    Advérbio

    Abaixo- assinados

    Palavras repetidas:

    Tico-ticos

    A) Tudo bem atende ao caso.

    B) Correto - Mangas rosas

    C) Para algumas gramáticas o termo guarda pode ser utilizado como substantivo ao invés de verbo

    como é o caso de Guardas noturnos , guardas civis (Spadoto, 43)

    D) bomba-relógio = bombas-relógio ou bombas-relógios

    peixe-espada = peixes-espada ou peixes-espadas

    Spadoto.

    Bons estudos!

  • regra geral das flexões do substantivo: "quem varia varia e quem não varia não varia." exceto a classe dos verbos que não varia!
  • Obs.: GUARDA significando POLICIAL é substantivo; portanto, se flexiona no plural. Quando GUARDA significar PROTEGER, será verbo; por conseguinte não possui forma pluralizada.

  • Quando o primeiro termo é verbo ou palavra invariável, e o segundo termo é substantivo ou adjetivo, somente o segundo termo vai ao plural.

  • Irei fazer um comentário pertinente, no que tange alternativa letra e) peixe-espadas.

    Bom, ensina o professor Pestana, na gramática para concursos público que:

    2) Se o 2º substantivo delimitar o 1º indicando semalhança/finalidade, normalmente, ambos os elementos poderão variar (é normal que só o 1º varie nas provas de concurso):

    • peixe(s)-espada (s) papéi(s)- moeda (s) [entre outros]

    Fonte: A gramática para concursos público, 2015, 2º edição, pag. 196.

    Grande Abraço!

    Foco, Força e Fé. =)

  • Plural dos substantivos compostos:

    1.    Os dois elementos vão para o plural

     

    Lembrar que tais classes gramaticais são variáveis, por isso, evidentemente, devem ir para o plural.

     

    a)    Substantivo + substantivo

    b)    Substantivo + adjetivo

    c)    Adjetivo + substantivo

    d)    Numeral + substantivos

    e)    Pronome + substantivos

     

    2.    Apenas o primeiro elemento vai para o plural

     

    a)    Quando os elementos se ligam por preposição

    Exemplo: pão de ló ---- pães de ló

     

    b)    Quando o segundo elemento é um substantivo determinante específico

     

    Embora essa regra contradiz o que foi dito anteriormente, tal fato se dá em razão de o segundo elemento especificar o primeiro.

    Exemplo: manga-espada -----mangas-espada

                    Salário-família-----salários-família

     

    Observação: essa é a visão mais aceita entre os gramáticos. No entanto, há corrente que registra outra possibilidade de plural para esse substantivo composto. Ele coloca que as duas formas são possíveis, ou seja, posso colocar apenas o primeiro elemento no plural e deixar o segundo no singular, mas também posso colocar os dois elementos no plural.

     

    3.    Apenas o segundo elemento vai para o plural

     

    a)    Verbo + substantivo

     

    Exemplo: guarda – chuva ---------guarda – chuvas

     

    b)    Advérbio + adjetivo

     

    Exemplo: abaixo-assinado -------------abaixo-assinados

     

    Advérbio é uma palavra invariável

     

    c)    Palavras repetidas ou imitativas

     

     

     

     

     

  • GABARITO A

    PEIXES-ESPADA

    MANGAS-ROSA

    GUARDAS-NOTURNOS

    BOMBAS-RELÓGIO

  • Gabarito: Letra A.

    Regrinha para não esquecer:

    em: substantivo + substantivo = primeira ou ambas

    em: adjetivo + substantivo = ambas

    *

    em: palavras repetidas = segunda

    em: verbo + substantivo = segunda

  • Guarda-noturno não é do verbo guardar, é a pessoa.

  • GABARITO: A

    Plural dos Substantivos Compostos

    • Quando as duas palavras forem substantivos, pode-se optar por colocar apenas o primeiro elemento ou ambos no plural: palavra-chave = palavras-chave ou palavras-chaves
    • Flexionam-se os dois elementos, quando formados de:

    substantivo + adjetivo = amor-perfeito e amores-perfeitos;

    adjetivo + substantivo = gentil-homem e gentis-homens;

    numeral + substantivo = quinta-feira e quintas-feiras.

    • Flexiona-se somente o segundo elemento, quando formados de:

    verbo + substantivo = guarda-roupa e guarda-roupas

    palavra invariável + palavra variável = alto-falante e alto-falantes

    palavras repetidas ou imitativas = reco-reco e reco-recos

    • Flexiona-se somente o primeiro elemento, quando formados de:

    substantivo + preposição clara + substantivo = água-de-colônia e águas-de-colônia

    substantivo + preposição oculta + substantivo = cavalo-vapor e cavalos-vapor

    • Permanecem invariáveis, quando formados de:

    verbo + advérbio = o bota-fora e os bota-fora

    verbo + substantivo no plural = o saca-rolhas e os saca-rolhas

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf28.php