SóProvas


ID
354025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere às técnicas de defesa pessoal, julgue os itens a
seguir.

Considere que, em um ataque surpresa, um criminoso tenha agarrado, pelas costas e por baixo dos braços, o agente de segurança de uma organização, com a intenção de imobilizá-lo. Nessa situação, uma das técnicas recomendadas para reagir à agressão é a chave de dedo, que consiste em pegar o dedo do agressor e girá-lo até que ele se solte.

Alternativas
Comentários
  • http://www.youtube.com/watch?v=-0FHp2_25JM

    C
    erto como 2+2=4.
  • Nem tão certo assim!

    Vou girar o dedo ou força-lo contra a parte contrária a palma da mão?

    bons estudos a todos!!!

  • Conforme indicado pelo colega "JOSE NETO" o vídeo o qual fora repassado não demonstra a situação real.

    segue o vídeo mais indicado: http://www.youtube.com/watch?v=sK4Lz2nHGD8

  • A pegada PELAS COSTAS e por baixo dos braços

    Pegue o dedo do oponente e gire até que o mesmo o solte. Aplique então se necessário uma chave de dedo para controlar ou conduzir o oponente. Se necessário quebre o dedo (se numa ação criminosa).

    SEGURANÇA CORPORATIVA PARA TRIBUNAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO

    PROFESSOR: MARCOS GIRÃO PONTO DOS CONCURSO




  • CERTO

     

    Longe de ser a técnica mais eficiente e adequada, porém, quando utilizada, em determinadas pessoas, pode resolver a situação. 

  • Nessa questão a Banca cobra o entendimento do candidato sobre a classificação de distâncias quando o confronto é inevitável, quais sejam:

    Longuíssima Distância - acima de 3,6m

    Longa Distância - 1,51m a 3,6m

    Média Distância (chute) - 0,5m a 1,5m

    Curta Distância (soco) - de 0,2m a 0,5m

    Curtíssima Distância (cabeçada) - até 0,2m

    Quando o comando da questão cita que o criminoso agarrou o agente pelas costas, torna-se evidente que trata-se da distância curtíssima em que agente e agressor encontram-se agarrados ou a menos de um palmo de distância um do outro.

    Nessa distância, Os golpes mais eficazes são a cabeçada, cotovelada e joelhada em partes sensíveis do corpo. Como vemos em eventos de MMA, socos e chutes a essa distância são quase inexpressivos por não conseguirem amplitude para atingir suas potências máximas. Deve-se tomar cuidado com chaves nas articulações, estrangulamentos, pressões em determinadas partes do corpo (testículos, seios, olhos, nariz, etc.), mordidas e principalmente golpes com objetos cortantes, perfurantes ou perfuro cortantes (facas, canivetes, garrafas de vidro quebradas, etc.). Técnicas de projeção são muito eficazes também, afinal, começar um combate levando uma queda de judô bem dada frustra qualquer combatente.

     

    Resposta: Certo