SóProvas


ID
354124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.

O aumento do salário dos membros da equipe de trabalho é determinante tanto para o estímulo no desenvolvimento de tarefas individuais quanto para o incremento proporcional do desempenho profissional de cada um desses membros.

Alternativas
Comentários
  • "quanto para o incremento proporcional do desempenho profissional de cada um desses membros." o erro estaria aqui? O começo da questão acho que está certo, alguém poderia comentar?
  • Olá, Carolina!
    Creio que o erro da questão seja a palavra "determinante", pois um aumento por si só não significa aumento no estímulo dos funcionários... Há outros fatores que contribuem tanto quanto ou até mais...
    Se alguém puder contribuir com conteúdo literário, favor enviar mensagem.
    Bons estudos!
    Abraço!
  • O item está ERRADO.
    "O aumento do salário dos membros da equipe de trabalho é determinante tanto para o estímulo no desenvolvimento de tarefas individuais quanto para o incremento proporcional do desempenho profissional de cada um desses membros."

    A questão generalizou, nem sempre o aumento de salário servirá de estímulo para um indíduo. Só para embasar teoricamente, a pedido dos colegas acima, podemos dizer que a questão refere-se ao tema da motivação. Ela é um processo que move alguém em direção a algo mediante uma ação. Esse processo possui 3 características intrínsecas:

    - INTENSIDADE (esforço);
    - DIREÇÃO (objetivos);
    - PERSISTÊNCIA (tempo que mantem o esforço).

    Na teoria de Fayol, por exemplo, existia o fator homo economicus, onde o homem era motivado exclusivamente pela busca de dinheiro. Entretanto, um outro teórico, Mayo, através da “experiência de Harthowre” demonstrou que a recompensa não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho. O ser humano é motivado não por estímulos salariais e econômicos, mas por RECOMPENSAS SOCIAIS E SIMBÓLICAS. Assim, podemos dizer que a recompensa salarial poderá servir de estímulo, porém não é determinante.
  • Vou comentar de uma maneira objetiva o raciocínio que utilizei para resolver a questão.
    Assim que a assertiva disse "O aumento do salário dos membros da equipe de trabalho é determinante tanto para o estímulo no desenvolvimento de tarefas individuais(...)", logo me lembrei da teria dos dois fatores de Herzberg que aborda o tema "motivação e satisfação" das pessoas. Segundo tal teoria, existem dois fatores afetando os indivíduos: 
    - "Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;
    - "Fatores higiênicos"(que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).
    Dentro dessa ótica, podemos perceber que o aumento salarial não é um fator de motivação, apesar da falta dele gerar insatisfação. Sendo assim, sua presença apenas impede que os funcionários fiquem insatisfeitos.
    Exemplo: Caso eu trabalhe em uma atividade que não seja desafiadora, o aumento salarial apenas vai impedir que eu não fique desmotivado, mas não vai garantir que eu me empenhe e esteja estimulado a realizar determinada atividade.
    Gabarito: Incorreta
  • Perfeita a explicação acima, como eu penso...
  • Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, salário ñ é fator motivacional, mas se faltar pode gerar insatisfação.


    Fatores de Higiene -> Salário, segurança no emprego, condições de trabalho, nível e qualidade da supervisão. (Causadores de insatisfação)
      Os fatores de higiene são causadores de insatisfação, na falta de salário ocorre o problema, mas por outro lado a presença desses fatores, por si só ñ aumenta a motivação.


    Motivadores ou Fatores de Crescimento -> Sentimento de realização, reconhecimento, responsabilidade, natureza do trabalho, crescimento e progresso  pessoais. (Causadores de satisfação)
     
    Os fatores motivacionais são causadores de satisfação, ou seja, o aumento do sentimento trará mais satisfação para o funcionário.
  • PARA RESPONDER A ESTA QUESTÃO BASTA LEMBAR DA TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG: FATORES HIGIÊNICOS E FATORES MOTIVACIONAIS. NESTA TEORIA, O SALÁRIO É UM FATOR MERAMENTE HIGIÊNICO(EXTERNO) E NÃO MOTIVACIONAL. ESPERO TER AJUDADO.
  • A questão não pergunta com base em nenhuma teoria!! 
    Creio que o erro é quando fala que o aumento do saláriop é determinante para  " o incremento proporcional do desempenho profissional de cada um desses membros", o funcionário pode muito bem receber um aumento e esse aumento não repercutir em um melhor desempenho, haja vista que vários outros  fatores afetam o desempenho, conforme colocado pela colega Arethusa.
  • Nem sempre aumento de salario pode ser motivacao para o indivíduo, veja esse conceito de Frederick Herzberg,

    Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida pelo americanoFrederick Herzberg, sendo publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work). Tal teoria teve por base entrevistas realizadas com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh. Seu objetivo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Para isso, questionou os entrevistados sobre o que os agradava e os desagradava nas empresas em que trabalhavam.

    Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores:motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.

    fonte:http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

  •  item está ERRADO.
    "O aumento do salário dos membros da equipe de trabalho é determinante tanto para o estímulo no desenvolvimento de tarefas individuais quanto para o incremento proporcional do desempenho profissional de cada um desses membros."

    A questão generalizou, nem sempre o aumento de salário servirá de estímulo para um indíduo. Só para embasar teoricamente, a pedido dos colegas acima, podemos dizer que a questão refere-se ao tema da motivação. Ela é um processo que move alguém em direção a algo mediante uma ação. Esse processo possui 3 características intrínsecas:

    - INTENSIDADE (esforço);
    - DIREÇÃO (objetivos);
    - PERSISTÊNCIA (tempo que mantem o esforço).

    Na teoria de Fayol, por exemplo, existia o fator homo economicus, onde o homem era motivado exclusivamente pela busca de dinheiro. Entretanto, um outro teórico, Mayo, através da “experiência de Harthowre” demonstrou que a recompensa não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho. O ser humano é motivado não por estímulos salariais e econômicos, mas por RECOMPENSAS SOCIAIS E SIMBÓLICAS. Assim, podemos dizer que a recompensa salarial poderá servir de estímulo, porém não é determinante.

  • REMUNERAÇÃO É CONSIDERADO COMO UMA NECESSIDADE PRIMÁRIA, OU SEJA, NÃO GERAL MOTIVAÇÃO, APENAS EVITA A INSATISFAÇÃO.

     

    PARA MASLOW, A REMUNERAÇÃO É UMA NECESSIDADE BÁSICA E PRIMÁRIA DO INDIVÍDUO.

    PARA HERZBERG, A REMUNERAÇÃO É UM FATOR HIGIÊNICO E EXTRÍNSECO DO CONTEXTO DE TRABALHO.

     

     

    LEMBRANDO TAMBÉM QUE, QUANDO FALAMOS DE TRABALHO EM EPIQUE, É NECESSÁRIO TEM EM MENTE QUE A RECOMPENSA É COLETIVA E PROPORCIONAL, OU SEJA, NÃO PODE SER INDIVIDUALIZADA, UMA VEZ QUE A LIDERANÇA É COMPARTILHADA, A RESPONSABILIDADE É MÚTUA E O PRODUTO DO TRABALHO É COLETIVO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Salário alto não motiva. Você pode ganhar muito e achar seu trabalho uma bosta.

  • Lembre-se que salário é fator higiênico. Não motiva.

  • Parem de aplicar Herzberg sem que ele seja citado!

    Existem muitas vertentes de pensamento dentro da gestão de pessoas.

    O candidato não pode escolher sua favorita e sair aplicando em qualquer questão livremente.

  • ERRADO

     

    O salário, por si só, não determina um bom desenvolvimento e desempenho profissional.

    Esse pensamento é antigo, usado na época da administração científica (homo economicus).

  • Não, Cespe, salário não tem nada a ver com desempenho e motivação. Imagina, que absurdo!!!

  • rapaz disseram que quando não tiver herzberg é pra marcar correto e eu me dei mal
  • isso mesmo errado, vamos tirar os bons salários e cada servidor ganha um mínimo pra vê se vocês estudam o dia todo mesmo assim
  • questão manjada. quase sempre que fala de salário é referente ao Herzberg e está errada caso se relacione com motivalção

  • Questões que falam sobre Motivação e dinheiro decore que não motiva não, ngm fica mais feliz recebendo mais dinheiro
  • A questão não diz se é de acordo com Herzberg.

  • o salário não é determinante, pois é importante saber sobre as aspirações de cada pessoa (vontades, objetivos)
  • Se não citar qual teórico está seguindo fica difícil, mas apartar de hoje sempre vou marcar como um fator não motivacional.