SóProvas


ID
35470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A sapataria Couro Bom é especialista em consertos de artigos de couro, roupas, sapatos, malas e utensílios. Atuando há mais de 15 anos, a Couro Bom possui em seu corpo trinta profissionais: dois caixas, oito atendentes, dezenove profissionais do setor de produção e um gerente geral, que é superior imediato de todos estes integrantes da organização. Essa sapataria tem agregado algumas tecnologias de produção para melhoria dos serviços ofertados, fato este que aumentou em 10 % o seu número de clientes. Com relação à situação hipotética acima, assinale a opção correta relativamente a conhecimentos de administração e administração gerencial.

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, quase todos os aspectos do modelo orgânico que você citou aí se aplicam à empresa da questão, não?
  • Concordo com o colega Erivalter e acredito que a questão esteja respondida corretamente.
  • Lembre-mos que a alternativa D disse que venhamos a considerar que a Couro Bom é o modelo Orgânico.... até aí tudo bem....MAS eu não compreendo o por que que "A baixa formalização existente deve criar alguns conflitos relativos à estrutura hierárquica de poder..."
    Essa é a minha única dúvida
  • Quanto a dúvida do nosso amigo, na minha opinião, produz conflitos relativos à estrutura hierárquica por causa exatamente do modelo orgânico, lembre-se que tem 19 profissionais na produção e não foi falado que tem um chefe bem definido nessas 19 pessoas, como existe no modelo, funcional/burocrático. No modelo orgânico essas 19 pessoas trabalham em equipe sem um gestor direto, apenas a gerente geral. Essa falta de definição de poderes entre eles pode acarretar alguns conflitos relativos a estrutura hierárquica.

    Quanto a dúvida do primeiro comentário, acredito tbm q a organização segue o modelo orgânico, mas mesmo que não seguisse, a letra D fala: "CONSIDERANDO que o modelo orgânico é o tipo de administração da sapataria Couro Bom...", ou seja, mesmo que o modelo orgânico não caiba dentro da empresa vc precisaria supor que ela siga esse modelo.
    vlw
  • Ow questãozinha ingrata hein! Só podia ser da Cespe mesmo...
  • Questão confusa mesmo, mas pelo que eu entendi a LETRA A está errada porque a estrutura da empresa é achatada. Ou seja, menos níveis hierárquicos, menos custos e menor atenção do chefe para com os seus subordinados já que o tipo de trabalho ofertado pela empresa (CONSERTOS) não é complexo. Você pode ler que são muitos funcionários para um gerente geral, ou seja uma maior amplitude de controle.

    LETRA B  ERRADA-   A organização é de pequeno porte e não ampla diversificação de serviços já que eles trabalham com conserto. Para esse tipo de organização a estrutura mais adequada é a linear, pois é a mais simples e essa autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando, só funciona em um ambiente estável e rotineiro que se aplica na realidade dessa empresa.

    LETRA C - ERRADA Departamentalização do tipo matricial é um modelo misto, juntando uma estrutura funcional com uma estrutura divisional, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. A lógica deste modelo é o que se chama autoridade dual. 

    LETRA D - CORRETA   Realmente quando não existe uma estrutura formal com a hierarquia bem definida podem surgir conflitos.

    LETRA E - ERRADA - O assessor é para prestar assessoria, o staff é um órgão de apoio e não operacional.
  • eu achei a questao confusa, achei que a letra D se referia a uma empresa grande! descentralizada é para organizaçoes Organicas, pouco informal tambem. A descrição acima se refere totalmente a uma organização mecanicista.

  • Essa questão pra mim não tem resposta, pq a letra D fala "gerente geral tem sua gestão descentralizada", onde que o gerente tá descentralizando algo nesse kralho???

  • FAÇAMOS UMA ANÁLISE MAIS COMPLEXA PARA ENTENDER A QUESTÃO.

    Centralização: Significa que a autoridade para decidir está localizada no TOPO da organização.

    Descentralização: A autoridade para decidir, está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos

    Concluindo: O Gerente está no nível TÁTICO, (entre o Diretor Geral e os subordinados da gerência), teoricamente falando.

    Logo, ele está descentralizado, ou seja, disperso nos níveis organizacionais mais baixos

    A alternativa correta deixa claro que ele possui AMPLA ESFERA DE CONTROLE, entretanto, contudo, todavia, ele está DESCENTRALIZADO.

    Fonte, para uma explicação mais ampla: https://blog.maxieduca.com.br/centralizacao-descentralizacao/