SóProvas


ID
355219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das doenças ocupacionais, julgue os itens subsequentes.

A PAIR apresenta evolução lenta e progressiva, usualmente é bilateral e se caracteriza por ser irreversível.

Alternativas
Comentários
  • A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é caracterizada por uma hipoacusia neurossensorial de evolução lenta, progressiva, na maioria das vezes simétrica, secundária à exposição crônica ao ruído. Geralmente, é detectada por exames de triagem ou por indicação de membros da família, que relatam ser o indivíduo desatento. Também é comum o paciente referir que sente dificuldade para discriminar em ambientes ruidosos ou compreender uma voz sobre um ruído de fundo. O volume da TV é então ajustado em níveis elevados, e surge o zumbido, que ocorre duas vezes mais em pacientes expostos ao ruído em relação à população não exposta. Classicamente, ocorre uma perda neurossensorial para sons de altas freqüências, geralmente entre 3 e 6 kHz, sendo máxima em 4 kHz. Com a exposição adicional, atinge freqüências superiores e inferiores, ficando o paciente com uma perda neurossensorial em declive. Em indivíduos com exposição assimétrica ao ruído (atiradores e violinistas), a perda pode ser assimétrica.
  • PAIR: Perda Auditiva Induzida por Ruído

    CARACTERIZAÇÃO:

    A PAIR se caracteriza pela perda gradual e progressiva da acuidade auditiva e a sua forma de apresentação é determinada por estes aspectos:

    1.       Ser sempre neurossensorial, pois afeta a cóclea do indivíduo. Isso significa que a PAIR é um tipo de perda auditiva irreversível;
    2.       Ser, geralmente, bilateral;
    3.       Não haverá progressão da PAIR, caso seja cessada a exposição do indivíduo ao ruído;
    4.       A presença de PAIR não torna o indivíduo mais sensível à exposição ao ruído. Ao contrário, à medida que aumenta o grau da perda de audição, a progressão da perda se dá mais lentamente;
    5.       Possui características típicas a nível de suas configurações audiométricas;
    6.       O indivíduo portador de PAIR pode desenvolver intolerância a sons intensos, queixar-se de zumbidos e de diminuição da inteligibilidade de fala.


    http://www.segurancanotrabalho.eng.br/artigos/pair.html