SóProvas


ID
3565255
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - RS
Ano
2019
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a Carta de Burra, de 1980, documento base para a conservação de patrimônio reconhecida e aceita mundialmente, descreve restauro como sendo a retomada para um estado anterior conhecido, removendo acréscimos ou reunindo elementos existentes sem a introdução de novos materiais. Quanto às ações que estão associadas ao restauro, analise as afirmativas abaixo. 

I. Conservação, que é o processo de cuidar de um lugar para manter seu significado cultural podendo implicar, ou não, na preservação, na restauração e na manutenção. 
II. Manutenção, que é o cuidado de proteção contínua de um lugar e sua configuração, e, diferentemente do reparo, não envolve a restauração ou reconstrução. 
III. Preservação, que é a proteção, a manutenção do estado existente, retardando a deterioração. 
IV. Reconstrução, que visa voltar o lugar a um estágio anterior conhecido, mas com o acréscimo de novos elementos. 

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    conceitos:

    conservação designará os cuidados a serem dispensados a um bem para preservar- lhe as características que apresentem uma significação cultural. De acordo com as circunstâncias, a conservação implicará ou não a preservação ou a restauração, além da manutenção; ela poderá, igualmente, compreender obras mínimas de reconstrução ou adaptação que atendam às necessidades e exigências práticas.

    manutenção designará a proteção contínua da substância, do conteúdo e do entorno de um bem e não deve ser confundido com o termo reparação. A reparação implica a restauração e a reconstrução, e assim será considerada.

    preservação será a manutenção no estado da substância de um bem e a desaceleração do processo pelo qual ele se degrada.

    restauração será o restabelecimento da substância de um bem em um estado anterior conhecido.

    reconstrução será o restabelecimento, com o máximo de exatidão, de um estado anterior conhecido; ela se distingue pela introdução na substância existente de materiais diferentes, sejam novos ou antigos. A reconstrução não deve ser confundida, nem com a recriação, nem com a reconstituição hipotética, ambas excluídas do domínio regulamentado pelas presentes orientações.

    adaptação será o agenciamento de um bem a uma nova destinação sem a destruição de sua significação cultural.