SóProvas


ID
3565360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenvolvimento sustentável não é uma opção! É o único caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste único planeta. A Rio+20 dá à nossa geração a oportunidade para escolher este caminho.


Sha Zukang, Secretário-Geral da Conferência Rio+20. Internet
<www.onu.org.br>.

A Carta de Atenas, em 1933, propunha, em termos sociais, que cada indivíduo tivesse acesso às alegrias fundamentais, ao bemestar do lar e à beleza da cidade.

Carta-de-Atenas. Internet: < http://pt.scribd.com/>.

Tendo como referência inicial os textos acima, assinale a opção correta a respeito de desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Leta A

    Letra E, conceito da Agenda 21, Rio +20 foi outra conferência da ONU, 20 anos depois, para reafirmar o compromisso dos países em praticar o desenvolvimento sustentável

  • Gab. A

    A instituição da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (1983) elaborou o Relatório Bruntland (“Nosso Futuro Comum”, 1987) com a intenção de elaborar “Uma agenda global para mudanças”.

    Este evento tem fundamental importância na discussão da sustentabilidade, pois divulgou internacionalmente o conceito de desenvolvimento sustentável enquanto “aquele que responde as necessidades do presente de forma igualitária mas sem comprometer as possibilidades de sobrevivência e prosperidade das gerações futuras” .

    Parte da importância reside na presença de dois conceitos-chave: as

    1) “necessidades” dos países em desenvolvimento

    2) “limitações” que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.