SóProvas


ID
356695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens seguintes relativos a desapropriação.

Considere a seguinte situação hipotética.

O município de Vitória – ES, com prévia autorização de sua câmara municipal, declarou a utilidade pública de terreno pertencente ao estado do Espírito Santo, para fins de desapropriação. Nessa situação, é correto afirmar que o município de Vitória não possui poderes para decretar a referida desapropriação.

Nessa situação, é correto afirmar que o município de Vitória não possui poderes para decretar a referida desapropriação.

Alternativas
Comentários
  • A respeito da desapropriação de terreno de um ente governamental pelo outro, o regramento é dado pelo Decreto-Lei n° 3365/41:

    Art. 2o  Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios.

    § 2o  Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.

    Assim, o Município de Vitória não pode desapropriar o terreno pertencente ao Estado do Espírito Santo, mas a recíproca, desde que com autorização legislativa, seria possível.
  • A desapropriação pode ser feita apenas de cima para baixo e nunca de baixo para cima apenas dos entes hierarquicamente maiores para os menores (União, Estados, DF, Municipios).
  • Prezada Magna Sousa,

    O "nosso colega mais acima" está correto. Leia com atenção o § 2º.
  • CUIDADO COM OS TERMOS, COLEGAS, POIS NÃO HÁ HIERARQUIA ENTRE OS ENTES FEDERADOS!!!!
  • Resposta: correto.   Isso foi tema do meu tcc. Como disse um colega, cuidado com os termos: não existe hierarquia entre entes federativos! O critério para vedar a desapropriação em ordem inversa é o da preponderância do interesse: interesse público nacional (união), interesse público regional (estado) e interesse público local (município).

  • Para resolver essa questão lembro de um funk "ado, ado, cada um no seu quadrado". De acordo com Decreto-Lei n° 3365/41 a desapropriação poderá ocorrer mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. Todavia, s bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.

  • União pode desapropriar do Estado e do Município. O Estado, por sua vez, desapropria apenas o Município.