GABARITO LETRA D
Líder autocrático - ele explica o que você tem que fazer e você faz. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Líder liberal - atua esperando a livre-iniciativa dos subordinados, atuando como um regulador das decisões dos funcionários.
Líder democrático - destina atenção aos outros, não a si mesmo, ouve e presta atenção, apoia os funcionários
Chiavenato, na verdade, apenas cita e descreve os três estilos de liderança de White e Lippitt como a teoria mais conhecida sobre estilos de liderança.
De acordo com a Teoria dos Três Estilo de Liderança, julgaremos as assertivas:
A) INCORRETA. Os estilos de liderança de White e Lippitt são: Autocrático, Liberal (ou laissez-faire) e Democrático. Nessa assertiva, a liderança carismática está incorreta. Ela existe, mas não corresponde a um estilo. É considerado uma liderança emergente ou uma nova abordagem de liderança.
B) INCORRETA. A liderança transacional não é um dos estilos clássicos, apenas. É uma liderança emergente que baseia o seu apoio em trocas (transações).
C) INCORRETA. Dentre essas, apenas a liderança transacional não é um estilo clássico de liderança.
D) CORRETA. São os três estilos de liderança autocrática, liberal e democrática. De acordo com Chiavenato em relação aos experimentos por White e Lippitt (2014): "Liderança autocrática: o líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo. Liderança liberal: o líder delegava totalmente as decisões ao grupo e deixava-o completamente à vontade e sem controle algum. Liderança democrática: o líder conduzia e orientava o grupo e incentivava a participação democrática."
Fonte: Chiavenato I. "Introdução à Teoria Geral da Administração" 9 ed. Manole. 2014. (pág 129)
GABARITO: LETRA "D".