-
Sem entrar em pormenores, a concordância verbal diz respeito à correta flexão do verbo a fim de concordar com o sujeito. Vejamos parte por parte:
“______ três explosões na plataforma de petróleo. Creio que ______ de problemas causados por falta de manutenção, embora não ______ provas que ______ isso: não ______ objetos para exames periciais
Em negrito, estão os sujeitos. Com eles devem concordar os verbos a serem inseridos nas lacunas. Convém salientar que a construção "tratar-se de" não se pluraliza de forma alguma, visto que o "se" é índice de indeterminação de sujeito. O verbo sempre deverá ficar na terceira pessoa do singular e, no caso em tela, deverá haver próclise (pronome antes do verbo), porque há partícula atrativa (que).
“Ouviram-se três explosões na plataforma de petróleo. Creio que se trata de problemas causados por falta de manutenção, embora não existam provas que confirmem isso: não sobraram objetos para exames periciais."
Letra A
-
✅ Gabarito: A
✓ “Ouviram-se três explosões na plataforma de petróleo. Creio que se trata de problemas causados por falta de manutenção, embora não existam provas que confirme isso: não sobraram objetos para exames periciais.”
➥ OUVIRAM-SE (=voz passiva sintética, verbo deve ser usado no plural para concordar com o sujeito paciente que está no plural= três explosões= três explosões foram ouvidas);
➥ CREIO QUE SE TRATA (=Pronome relativo "que" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=que se trata). Somente com esses dois itens já matamos a questão).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Analise comigo os itens..
I) “______ três explosões na plataforma de petróleo.
QUANDO vc vir um VTD + SE = Partícula apassivadora - Transforma o OD em sujeito e com ele mantém concordância. Ouviram-se três explosões ... Três explosões foram ouvidas.
II) cumpre asseverar que quando estamos diante de um "se" e um VTI = Índice de indeterminação do sujeito (verbo deve ficar no singular) exemplo: precisam-se de médicos (errado)
precisa-se de médicos.
III) embora não ______ provas
PROVAS NÃO EXISTEM- EXISTAM PROVAS
IV) que ______ isso:
QUE - RETOMA = PROVAS - PROVAS CONFIRMEM.
V) não ______ objetos para exames periciais.”
SOBRARAM OBJETOS
-
O QUE IMPERA NA QUESTÃO NÃO CHEGA SER NEM A CONCORDÂNCIA, MAS SIM A COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
-
SALVE PROF. FLÁVIA RITA!!!
-
Assertiva A
Ouviram-se / se trata / existam / confirmem / sobraram.