SóProvas


ID
3646282
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É correto afirmar de acordo com a Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    A) Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.

    § 8º Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.

    B) Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 6º O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    C) Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.

    § 5º O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta.

    D) Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: (princípio da exclusividade orçamentária)

    § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    E) Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 12. Integrará a lei de diretrizes orçamentárias, para o exercício a que se refere e, pelo menos, para os 2 (dois) exercícios subsequentes, anexo com previsão de agregados fiscais e a proporção dos recursos para investimentos que serão alocados na lei orçamentária anual para a continuidade daqueles em andamento.  (Incluído pela Emenda Constitucional nº 102, de 2019) 

  • Sobre a alternativa correta, vale lembrar que foi cobrada nos seguintes termos na prova do TCE-RO, 2019, elaborada pelo CESPE: De acordo com os princípios constitucionais orçamentários e o disposto na CF acerca das finanças públicas, as autorizações para a abertura de créditos suplementares e para a contratação de operações de créditos constituem exceções ao princípio da PUREZA ORÇAMENTÁRIA.

    Comentário: Esse princípio tem por objetivo evitar as denominadas “caudas orçamentárias" ou “orçamentos rabilongos", decorrentes de matérias não financeiras. Veda-se à lei orçamentária a inclusão de matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa. O Art. 165, §8º, da Constituição Federal, excepciona a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, “ainda que como antecipação de receita".

  • na minha cabeça veio credito suplementar e especial, por isso q nao marquei :(

  • Princípio da EXCLUSIVIDADE (ou PUREZA): LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Busca evitar a presença de "caudas e rabilongos" (matéria estranha à lei orçamentária).

    EXCEÇÕES:

    1.      Autorização para abertura de créditos SUPLEMENTARES (aqueles destinados a reforço de dotação orçamentária)

    Contratação de OPERAÇÕES DE CRÉDITO, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO