SóProvas


ID
3648163
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O acesso aos serviços da internet pode ser realizado identificando o servidor por meio de nome de domínio para facilitar a memorização pelos usuários. Entretanto, o efetivo acesso aos serviços é realizado utilizando-se o respectivo endereço IP, cujo relacionamento com o nome de domínio é provido pelo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(B)

    Palavras-chave da questão: ''identificando o servidor por meio de nome de domínio para facilitar a memorização pelos usuários''.

    O DNS — do inglês Domain Name System — é uma sigla para sistema de nomes de domínio. Como o nome sugere, é um registro que contém nomes de sites e respectivos endereços IP associados. Essa correlação favorece a transferência de dados entre computadores e permite o acesso à internet.

    Sem o DNS, imagine que teríamos que digitar “179.184.115.223” toda vez que fossemos acessar o Google. Dessa forma, é comum ouvir que o DNS funciona como a lista telefônica da internet, mas ao invés de listar pessoas, empresas e seus telefones, ele relaciona IPs de endereços da web e os nomes dados às páginas.

    https://portaldeplanos.com.br/glossario/dns

    _______________________________

    Quanto aos demais:

    A) DHCP: do inglês Dynamic Host Configuration Protocol (que ficaria, em português, algo como Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente. Digamos que você seja o administrador de uma rede. Se fosse uma rede doméstica com 3 computadores, não seria trabalhoso atribuir um número de IP e todos os parâmetros necessários para cada um deles. Agora, se fossem 100, 200 ou mais, certamente a história seria outra.

    O protocolo DHCP faz exatamente isto, por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.

    C) HTML: é a sigla de HyperText Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto".Consiste em uma linguagem de marcação utilizada para produção de páginas na web, que permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet.

    D) HTTP: é sigla de HyperText Transfer Protocol que em português significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto". É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web (Internet).. O HTTP é o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet.

    E) URL: é o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet, e significa em inglês Uniform Resource Locator, e em português é conhecido por Localizador Padrão de Recursos.. Em outras palavras, url é um endereço virtual com um caminho que indica onde está o que o usuário procura, e pode ser tanto um arquivo, como uma máquina, uma página, um site etc.

    https://www.tecmundo.com.br/internet/2079-o-que-e-dhcp-.htm

    https://www.significados.com.br