SóProvas


ID
3650641
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Economista Kenneth Arrow, Prêmio Nobel de Economia, disse que “os governos nunca quebram. Por causa disso, eles quebram as nações”. Dentre as opções abaixo, escolha a que melhor explica o argumento do nobre Economista.

Alternativas
Comentários
  • Tema de Economia do Setor Público, proposição traz uma frase muito famosa de um economista também muito destacado e pede a interpretação econômica do que foi dito.

    Vamos verificar as alternativas:

    A) CERTA. O economista faz menção à possibilidade do governo transferir o ônus de seu excesso de despesas para a sociedade, por isso, supostamente, eles "quebram as nações". A alternativa elenca, justamente, as possibilidades de financiamento dos gastos quando ultrapassam as receitas, quais sejam emissão monetária, endividamento e aumento de receita (impostos).

    B) ERRADA. Primeiro quem emite moeda é o Banco Central, a Casa da Moeda só tem a função de operacionalizar isso por meio da impressão. De qualquer forma, não se faz isso à revelia e também há outras formas de financiamento do gasto público conforme item A.

    C) ERRADA. O fundo soberano não tem a função de "socorrer" o Banco Central, este fundo tem estratégias pré-definidas de atuação como, por exemplo, financiar o desenvolvimento social e econômico do país.

    D) ERRADA. O Poder Legislativo, de fato, tem a prerrogativa de mudar as leis como, por exemplo, as regras do mercado financeiro. No entanto, não se trata disso a frase de Arrow.

    E) ERRADA. Há uma contradição na alternativa, se os governos são "liberais", deixam o mercado definir, por si só, a melhor taxa de câmbio em vez de desvalorizar a moeda nacional por interferência governamental.


    Gabarito do Professor: Letra A.