-
FORMAS DE VARIAR AS FUNÇÕES DO CARGO
1. ROTAÇÃO DE CARGOS – Funcionário faz um rodízio de diferentes cargos que tenham certa afinidade entre si e complexidade semelhante. Cargos permanecem inalterados. 2. EXTENSÃO DOS CARGOS – acréscimo de pequenas atividades diferentes ao cargo. O cargo estende seu âmbito para novas atribuições de pequeno porte. 3. AMPLIAÇÃO DO CARGO – alargamento das atribuições de modo a incluir novas tarefas e responsabilidades. Representa aumento de variedade e inovação, encorajando a aceitação de responsabilidade nos níveis mais baixos da organização como passo a mais no desenvolvimento pessoal.
4. ENRIQUECIMENTO DO CARGO – Representa efetivamente uma tentativa de crescimento pessoal. Consiste em aumentar deliberadamente e gradativamente os objetivos, responsabilidades e os desafios das tarefas dos cargos. Pode ser Vertical (adição de novas responsabilidades de nível gradativamente maior) e Horizontal (adição de novas responsabilidades do mesmo nível)
fonte:
http://d.yimg.com/kq/groups/22706614/1888315130/name/Aula+02+-+Cargos+e+Salarios.pdf
-
Para Argyris (apud Fleury e Vargas, 1983), o enriquecimento de cargos é concebido "como uma ampliação do trabalho, de tal forma que isto traga maiores oportunidades para que os trabalhadores desenvolvam um trabalho que os levem a atingir as características de personalidade de pessoas maduras".
A solução para as questões colocadas por essas teorias foi um conjunto de idéias para organizar o trabalho denominada enriquecimento de cargos. Baseavam-se, fundamentalmente, pela ampliação do conteúdo do trabalho, seja por Rotação de Cargos (rodízio), Ampliação Horizontal (tarefas de mesma natureza agrupadas num único cargo), Ampliação Vertical (tarefas diferentes agrupadas num único cargo), ou pela combinação dessas alternativas (Fleury apud Proença, 1993).
Fleury (1985) considera que este método apresenta-se como uma espécie de corretivo para as técnicas do taylorismo, na medida em que depende da aplicação desse último para ser introduzido, "o Enriquecimento pressupõe que exista alguma coisa não enriquecida". Ressalta, ainda, que o cargo é enriquecido para o trabalhador sem que o mesmo participe do processo não ocorrendo assim, grandes modificações na distribuição de poder na empresa (Proença, 1993).
http://www.eps.ufsc.br/ergon/disciplinas/EPS5225/aula7.htm
letra B.
-
A diferença entre a ampliação e o enriquecimento do cargo é que na ampliação várias tarefas relacionadas são assumidas por um
empregado que anteriormente executava apenas uma única tarefa ou
manipulava uma parte fracionada de uma operação. Já no enriquecimento, a dificuldade da tarefa básica é aumentada
a fim de exigir mais das capacidades do empregado e para que este
aceite mais responsabilidade na própria "administração" do cargo.
-
Enriquecimento > ampliação > extensão.
-
Justificativa:
FORMAS DE VARIAR AS FUNÇÕES DO CARGO
a)EXTENSÃO DOS CARGOS são acréscimo de pequenas atividades de cargo diferentes e de pequeno porte.
b)AMPLIAÇÃO DO CARGO são alargamento das atribuições de modo a incluir novas tarefas e responsabilidades.
c)ROTAÇÃO DE CARGOS são colaboradores que faz um rodízio de cargos diferentes, porém semelhantes.
d)ENRIQUECIMENTO DO CARGO é o aumento deliberado e gradativo dos objetivos, responsabilidades e desafios das tarefas do cargo.
e)Não é uma forma de variação de função, pois aqui é feita uma ESPECIFICAÇÃO DO CONTEUDO DA TAREFA a ser executada, definindo o que o ocupante deve fazer ou executar, ou seja uma descrição e análise do cargo.