SóProvas


ID
36796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Julgue (C ou E) o item subsequente, relativo à Organização Mundial do Comércio (OMC).

A eclosão da crise financeira em setembro de 2008 e o seu aprofundamento, que resultaram no estancamento do comércio internacional e na suspensão das negociações da Rodada de Doha, geraram condições para o recrudescimento do protecionismo em escala global.

Alternativas
Comentários
  • Durante o periodo auge da recessão de 2008,Estados estatizaram alguns bancos na tentativa de segurar os juros e frear a desvalorização de moedas locais,mas protecionismo estatal seria um caminho contrário a crise onde poderia por a abaixo ações,como na crise de 1930!
  • O principal problema da questão não está em afirmar o "estancamento do comércio mundial", mas na assertiva sobre a "suspensão da Rodada Doha".

    A Rodada Doha não foi suspensa por causa da crise mundial (2008-09). A Rodada Doha, iniciada em 2001, passou a encontrar dificuldades já após a Conferência Ministerial da OMC em Cancún (2003), momento a partir do qual o Brasil e a Índia articularam o G20 comercial para defender seus interesses nas negociações relacionadas ao tema agrícola (ex: redução de subsídios agrícolas por parte dos EUA e da UE). A Rodada empacou de vez após o fast track do presidente norte-americano (uma autorização do Congresso para que o Executivo tenha mais flexibilidade nas negociações internacionais comerciais) ter expirado em 2007. Então, dizer que a Rodada Doha já estava "suspensa" já antes da crise mundial (2008-09) talvez seja aceitável para alguns autores. Representantes brasileiros (ex: Amorim, Lula) viviam ressaltando na mídia a importância da retomadada das negociações da Rodada Doha (se usavam o termo "retomar", é porque interpretavam que ela já estava parada). No entanto, dizer que a crise mundial (2008-09) foi fator para suspender a Rodada Doha está completamente fora de cogitação.

    Lembrem que o Itamaraty defendeu a retomada da Rodada Doha como medida anticíclica, para impulsionar o comércio mundial:
    Declaração do chanceler Celso Amorim (mar-2009): "A Rodada Doha de negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) será benéfica para as medidas anticíclicas dos países durante o período de crise."
  • Considerei o item errado porque o termo "suspensão" da Rodada de Doha não condiz com o discurso oficial do então chanceler Celso Amorim:

    "A falta de consenso para a conclusão da Rodada de Doha, em Genebra, não é sinônimo de paralisia. Embora o acordo não tenha sido fechado, avançamos em vários pontos. Temos o dever de continuar a buscar consensos para concluir a Rodada, que poderá trazer extraordinários benefícios para os países em desenvolvimento, sobretudo os mais pobres.

    A ausência de acordo na OMC – ou seja, o status quo – afeta de modo mais grave os países pobres, porque as barreiras e os subsídios à agricultura privam as populações daqueles países da oportunidade de competir no mercado mundial. Atrasam, assim, o seu desenvolvimento. Enquanto houver uma fresta de esperança de obtermos um resultado justo e equilibrado, o Brasil seguirá lutando.

    Discurso do Ministro Celso Amorim na XII Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul. Montevidéu, 18 de agosto de 2008.
  • Não houve, ademais, "estancamento do comércio internacional" em 2009, e sim uma forte desaceleração.

  • A afirmativa está errada, pois houve uma Reunião Ordinária do Conselho Geral da OMC para concluir a Rodada de Doha, ainda que com acordos menos ambiciosos. Na ocasião, foram concluídos 30 temas, pois 31º teve impasse entre India e EUA sobre a definição do gatilho para produtos especiais. Logo, a Rodada de Doha não foi concluída. 

  •  "...apesar do impasse em Genebra, o governo brasileiro considera que houve apenas uma suspensão dos trabalhos, e não um encerramento da Rodada, e por isso, as conversas entre os representantes de vários países deverão continuar a fim de que se possa retomar as negociações. A idéia é tentar retomar as negociações da Rodada o mais rápido possível, mas o governo não sabe se isso será possível em semanas, meses ou até anos".

     

    fonte:  diretor do Departamento Econômico do Itamaraty, Roberto Carvalho de Azevêdo.

  • O CESPE fez duas questões semelhantes para o concurso de Analista Legislativo de 2014 (Q472706 e Q472707):

    Considerando os desafios que ora enfrenta a Organização Mundial do Comércio (OMC) em sua condição de pilar do sistema multilateral de comércio, julgue os itens:  

    A despeito das dificuldades enfrentadas pela OMC no plano das negociações comerciais multilaterais, ela contribuiu de modo efetivo para inibir impulsos protecionistas no período imediatamente posterior à crise econômica de 2008. [CERTO]

    O estancamento da Rodada de Doha, ao pôr em questão a efetividade da normativa multilateral, teve como consequência direta a perda de relevância do Órgão de Solução de Controvérsias da OMC. [ERRADO]