SóProvas


ID
368044
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         Pensando nas histórias populares

           Se examinarmos as fábulas populares, verificaremos que  elas representam dois tipos de transformação social, sempre  com final feliz. Num primeiro tipo, existe um príncipe que, por alguma
circunstância, se vê reduzido a guardador de porcos ou  alguma outra condição miserável, para depois reconquistar sua condição real. Num segundo caso, existe um jovem pastor que não possuiu nada desde o nascimento e que, por virtude própria  ou graça do destino, consegue se casar com a princesa e  tornar-se rei.
           Os mesmos esquemas valem para as protagonistas femininas: a donzela nobre é vítima de uma madrasta (Branca  de Neve) ou de irmãs invejosas (Cinderela), até que um príncipe se apaixone por ela e a conduza ao vértice da escala social. Ou  então uma camponesa pobre supera todas as desvantagens da origem e realiza núpcias principescas.
          Poderíamos pensar que as fábulas do segundo tipo são  as que exprimem mais diretamente o desejo popular de uma  reviravolta dos papéis sociais e dos destinos individuais, ao passo  que as do primeiro tipo deixam aparecer tal desejo de forma  mais atenuada, como restauração de uma hipotética ordem  precedente. Mas, pensando bem, os destinos extraordinários do  pastorzinho ou da camponesa representam apenas uma ilusão  miraculosa e consoladora, ao passo que os infortúnios do príncipe
ou da jovem nobre associam a imagem da pobreza com a  ideia de um direito subtraído, de uma justiça a ser reivindicada, isto é, estabelecem no plano da fantasia um ponto que  será fundamental para toda tomada de consciência da época  moderna, da Revolução Francesa em diante.
          No inconsciente coletivo, o príncipe disfarçado de pobre é a prova de que cada pobre é, na realidade, um príncipe que sofreu uma usurpação de poder e por isso deve reconquistar  seu reino.   Quando cavaleiros caídos em desgraça triunfarem sobre seus inimigos, hão de restaurar uma sociedade mais justa, na qual será reconhecida sua verdadeira identidade.

                                                                           (Adaptado de Ítalo Calvino, Por que ler os clássicos)

Está plenamente adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:

Alternativas
Comentários
  • Desculpem, mas nao entendi a resposta. Não se refere a recados, sendo, portanto, "dos quais"??

    Obrigada!
  • Fiz exatamente o mesmo raciocínio que vc. Marquei letra E como resposta.
  • Também não entendi e concordo que a resposta correta seria a letra E...
    • LETRA D
    • a) Os dois tipos de transformação social com que A QUE (REFERIR-SE A ALGO) autor se refere no texto correspondem a aspirações populares.
    • b) A convicção quanto a um direito subtraído é tamanha que há pobres em cuja crença é a de recuperarem o poder perdido. (recuperar algo: sem preposição)
    • c) Acreditam os pobres que todos os direitos aos quais OS QUAIS lhes  foram usurpados serão restabelecidos numa ordem mais justa do futuro. (foram-lhes usurpados OS direitos)
    • d) Ao autor não interessaram tanto as fábulas em si mesmas, mas os recados profundos, de que se mostrou um sensível intérprete(mostrou-se sensível intérprete DOS recados profundos, pode ser usado DE QUE ou DOS QUAIS(CORRETA)
    • e) Muita gente, depois de ler esse texto de Calvino, verá nas fábulas alguma mensagem singular, A cujo significado não havíamos atentado. (ATENTAR A ALGO)
  • GABARITO: LETRA "E"

    FUNDAMENTO: além dos fundamentos da Jorget:


    • a) Os dois tipos de transformação social com que  A QUE (REFERIR-SE A ALGO) autor se refere no texto correspondem a aspirações populares.
    • * adiciono o seguinte: b) A convicção quanto a um direito subtraído é tamanha que há pobres em cuja crença é a de recuperarem o poder perdido. 
    • Acredito que o erro aqui não seja a regência de "recupararem", MAS sim a regência de "crença": Crer no sentido de Acreditar, ter como verdadeiro: é VTD; ex:  "Não podia crer o que ouvira". Também há no sentido de ter fé, que seria VTI, mas acredito não ser o caso aqui, pois os pobres acreditavam, a crença deles era a de recuperarem o poder perdido. Assim, o examinador tentou induzir a erro o candidato, fazendo com que assinalasse como correta a alternativa "B". 
    • c) Acreditam os pobres que todos os direitos aos quais OS QUAIS lhes  foram usurpados serão restabelecidos numa ordem mais justa do futuro. (foram-lhes usurpados OS direitos)
    • d) Ao autor não interessaram tanto as fábulas em si mesmas, mas os recados profundos, de que se mostrou um sensível intérprete(mostrou-se sensível intérprete DOS recados profundos, pode ser usado DE QUE ou DOS QUAIS(CORRETA)
    • e) Muita gente, depois de ler esse texto de Calvino, verá nas fábulas alguma mensagem singular, A cujo significado não havíamos atentado. (ATENTAR A ALGO)
  • OBS: Alguém leu o texto para resolver essa questão? rs

  • Eu quase errei essa. Foi por muito pouco. Eu estava com fortes dúvidas entre a 'b' e 'e', mas ambas pareciam erradas. Por último, confeir a letra d novamente, quando vi a possibilidade: "Fulano se mostrou um sensível intérprete dos recados", aí não tive mais dúvidas.

    Na letra b não podemos considerar "em cuja crença", pois a crença não é nos pobres e sim na recuperação do poder.

    Veja o exemplo abaixo:

    "Aquele é o menino em cujo pai João confia" (João confia no [em+o] pai do menino)

    "Ali há pobres em cuja crença não acredito" (Não acredito na crença dos pobres.)
  • Gabarito: d)

    O erro da alternativa e) está na supressão da preposição a antes do pronome cujo. A mesma é uma exigência do verbo atentar. Quem se atenta, se atenta a alguma coisa.
  • Referente a letra D. De onde vem a preposição de?

    Grato!
  • Marcus, 

    Intérprete de que???
  • D.
    O primeiro passo é identificar se o verbo pede ou não preposição.
    Se refere- quem se refere se refere de alguma coisa. Então na letra A com que, já está errado.
    Na B temos verbo de ligação e VTD. O cuja é um verbo de ligação e não há verbo que exija preposição. Os pobres cuja crença é...
    Na C a gramática não permite duas preposições aos quais não pode e sim os quais ou as quais.
    Na D quem se mostra, se mostra de alguma coisa. 
    Na E tentei mas não ví nenhum erro! Atentar é VTD, não sei...
  • O verbo atentar pode ser VTD ou VTI.Mas ser for VTI,a preposição será EM,PARA ou POR.
     Minha dúvida é:será que nessa frase,não seria VTD?Caso seja,a alternativa E estaria correta.
  • Pessoal,

    Com respeito aos comentários apresentados para a letra D, o verbo MOSTRAR-SE é VTD (I). Segundo o Dicionario de regencia verbal de Celso Pedro Luft, a regência desse verbo fica da seguinte maneira:

    - mostrá-lo (a...)
    - mostrar-lhe algo ou alguém
    - mostrar-se (a...)

    Logo, não concordo que a assertiva correta seja a letra D, embora tbm não veja nenhuma outra assertiva correta.
  • A FCC  É LOUCA!!!!

    NA QUESTÃO ANTERIOR A FCC CONSIDEROU A CUJO.

     Q197541          
    Prova: FCC - 2007 - Prefeitura de São Paulo - SP - Auditor Fiscal do Município - Prova 1
    Disciplina: Português | Assuntos: Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação;  Conjunção; 
     Ver texto associado à questão
     
    Está correto o uso do segmento sublinhado na frase:
     a) Trata-se de um texto em cuja tese poucos devem mostrar-se contrários.
     b) A natureza também tem seus princípios de violência, a cujos os homens precisam superar.
     c) Nos ditames da lei mosaica, cujo o rigor é indiscutível, prevalece o princípio da interdição.
     d) As normas da ética, de cujas ninguém devia se afastar, não são exatamente as mesmas ao longo do tempo.
     e) Os braços da justiça, a cujo alcance deveriam estar todos, tornam-se inócuos quando desprestigiados.
  • A FCC coloca umas enrascadas dessas só pra ninguém gabaritar a prova. Só pode!

  • aff quem marcou letra d só pode ser phd em português ou entao deu a louca na fcc só pode
  • Gente, isso é mais uma questão de regência verbal  e nominal:
     

    D) "Ao autor não interessaram tanto as fábulas em si mesmas, mas os recados profundos, de que se mostrou um sensível intérprete." 
    Ele se mostrou um sensível intéprete dos recados profundos. Recados profundos foi substituído pelo QUE e quem é intérprete de alguma música, de algum personagem.  Por isso, o uso do complemento DE antes. CERTA!

    E)" Muita gente, depois de ler esse texto de Calvino, verá nas fábulas alguma mensagem singular, cujo significado não havíamos atentado. ERRADA.
    Não havíamos atentado AO significado de alguma mensagem singular. Olha aí sublinhada a preposição, que vai ser apresentada antes do CUJO, ficando assim:
    Muita gente, depois de ler esse texto de Calvino, verá nas fábulas alguma mensagem singular, a cujo significado não havíamos atentado.
    Esse "a" não é artigo é preposiçãio regida por atentado!!!

    Respondam muitas questões sobre cujo/cuja da FCC que vcs vão matar logo essas questões!!...

     




    Interp "
  • romulo,

    A regência não é de "mostrou-se" e sim de "intéprete"

    Se vc é um grande intérprete, é de algo!
    INTÉPRETE...
    DA música brasileira,
    DO cinema nacional,
    DA região nordeste!

    Tem de ler a frase, gente e ver o que o verbo ou o nome pede!!

     

  • Em relação a letra D: O nome "intérprete" rege um complemento por meio da preposição "de" (intérprete de que). Esse complemento é o pronome relativo "que", substituido da expressão "os recados profundos".
  •  Quem se refere , se refera A alguma coisa

    a) Os dois tipos de transformação social A que o autor se refere no texto correspondem a aspirações populares.

     


     Substantivo "Crença" não está exigindo nenhuma preposição na or. adjetiva.

    b) A convicção quanto a um direito subtraído é tamanha que há pobres cuja crença é a de recuperarem o poder perdido.

     

    Quem usurpa, usurpa algo. Não exige preposição
    c) Acreditam os pobres que todos os direitos os quais lhes foram usurpados serão restabelecidos numa ordem mais justa do futuro.
     


    Quem se mostra um sensível interprete, se mostra um sensível interprede DE algo 
    GAB. d) Ao autor não interessaram tanto as fábulas em si mesmas, mas os recados profundos, de que se mostrou um sensível intérprete.
     


    Quem se atenta, se atenta A alguma coisa
     e) Muita gente, depois de ler esse texto de Calvino, verá nas fábulas alguma mensagem singular, A cujo significado não havíamos atentado.