-
Utilizo sempre o seguinte macete:
EFICIÊNCIA = Recursos
EFICÁCIA = Resultados
Ótimos estudos!
-
Eficiência: uso de recursos
Eficácia: realizar objetivos
-
Chiavenato (2000, p.4) define eficácia como o grau em que a organização alcança uma meta declarada e eficiência como o uso de recursos mínimos, matérias-primas, dinheiro e pessoas para produzir um volume desejado de produção.
Fonte: http://siaibib01.univali.br/pdf/Eder%20da%20Cunha.pdf
-
MACETE
....
Quem nunca ouviu falar em: "eficacia das normas"???
Todos já ouviram falar neste termo, eficacia das normas é aplicabilidade das normas constitucionais, certo??? (não vou adentrar profundamente neste merito).
Bem sendo assim para distinguir entre EFICIÊNCIA e EFICACIA, é só lembrar, se EFICACIA DAS NORMAS, significa que as normas exercem a função que lhe foi concedida (Não entrando no merito de ser plena ou contida...), ou seja alcançam os objetivos a elas impostas, EFICACIA esta ligada aos resultados, as METAS...
Se EFICACIA = METAS, OBJETIVOS, então EFICIÊNCIA é os meios, INSTRUMENTOS, RECURSOS.
-
Qual o erro da E?
-
Mariana, o erro da E é a palavra '' maximixação'' em EFICIÊNCIA maximizar não é ser eficiente e sim MINIMIZAR, utilizar o mínimo de recurso, fazer muito com POUCO.
-
Há uma impropriedade na questão, pois na letra "E" maximizar o uso dos recursos está correto, ora, se eu utilizo a capacidade máxima de um recurso, isso implica que eu precisarei utilizar menos recursos, o que se enquadra perfeitamente no conceito de eficiência.