SóProvas


ID
3718642
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

Brasil é um dos maiores consumidores de plástico,

mas só recicla 2% do total


Entre os entraves para melhorar o índice estão a falta de incentivos e de infraestrutura, além da baixa qualidade dos produtos reciclados

      Na última semana, um brasileiro comum possivelmente gerou 1 kg de lixo plástico. Um italiano gera a mesma quantia em cinco dias e alguém que mora na Indonésia, em dez. No Brasil, menos de 2% desse plástico será reciclado.

      Os dados fazem parte de um estudo da WWF lançado na noite desta segunda (4). A organização fez um levantamento de pesquisas relacionadas ao plástico e elaborou um relatório que aponta o crescimento desse tipo de resíduo e sugere possíveis caminhos para solucionar a questão.

      Os números do plástico são enormes. Nos oceanos há perto de 300 milhões de toneladas (o que equivale a cerca de 11 trilhões de garrafas plásticas de 500 ml). E essa estimativa não leva em conta o lixo terrestre. Daqui a 11 anos, em 2030, o total de lixo plástico poderá ter dobrado.

      Em 2016, 396 milhões de toneladas de plástico virgem foram produzidos —cerca de 53 kg por pessoa. Parte desses produtos se tornou lixo, especialmente nos quatro países maiores poluentes: Estados Unidos, China, Índia e Brasil.

      Somente uma pequena parcela desse lixo é devidamente manejado e reciclado. Por aqui, a reciclagem é inferior a 2%, o menor valor entre os líderes em produção de detritos. Nos EUA o valor chega a 35%; na China, 22%; na Índia, 6%.

      Considerando o mundo inteiro, cerca de 20% do plástico é coletado para reciclagem, mas isso não significa que ele realmente o terá esse destino honroso. Segundo o estudo da WWF, na Europa, por exemplo, menos da metade do material é reaproveitado.

      A baixa qualidade de produtos feitos com o material reciclado, seu baixo valor de mercado e a possível presença de contaminação atrapalham a expansão da atividade.

      Um tratado internacional pode ser o início da solução, segundo Anna Carolina Lobo, coordenadora da WWF-Brasil. A organização defende um caminho semelhante ao protocolo de Montreal. Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio a partir da interrupção no uso de substâncias que a destroem (a deterioração da camada aumenta o índice de radiação e, consequentemente, as chances de câncer de pele, além de agredir florestas e prejudicar a atividade agropecuária).

Adaptado de:<https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/03/brasil-e-um-dos-maiores-consumidores-de-plastico-mas-so-recicla-2-do-total.shtml> . Acesso em: 19 jan. 2020.

Em “Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio [...]”, no Texto 1, qual é a classe morfológica da partícula “se”?

Alternativas
Comentários
  • “Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio [...]”

    Parte integrante do verbo é quando o verbo é conjugado com o uso do pronome oblíquo átono.

    GABARITO. D

  • Gabarito: D

    ✓ “Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio [...]”.

    ➥ Observa-se que o "se" é uma parte integrante do verbo. O verbo é conjugado com o -se "comprometer-se" (=eles se comprometeram).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • LETRA D

    A palavra comprometer é um verbo pronominal, exige o pronome perto dele, nesse caso a parte integrante do verbo

  • Está errado a construção comprometeram-se???

  • Está errado a construção comprometeram-se???

  • A questão aborda o assunto funções do "se", queremos encontrar o seu valor na frase em destaque. Vejamos:

     “Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio [...]”

    a) Incorreta.

    Índice de indeterminação do sujeito aparece quando o sujeito não pode ser identificado e o verbo estiver na terceira pessoa do singular. Na frase podemos com clareza ver o sujeito "os países".

    Ex: tratou-se de assuntos...

    b) Incorreta.

    Pronome apassivador aparece diante da voz passiva e o sujeito da oração acima está cometendo a ação, e não sofrendo.

    Ex: vendem-se casas ( as casas sofrem a ação de serem vendidas).

    c) Incorreta.

    Não poderia ser pronome reflexivo, pois os reflexivos são pronomes pessoais átonos (objeto direto e indireto) quando pertencem à mesma pessoa do sujeito da oração: o agente e o paciente são um só, porque o sujeito executa um ato reversivo sobre si mesmo.

    Ex: o empregado se despediu./ o empregado despediu a si mesmo.

    d) Correta.

    Parte integrante do verbo é o pronome que vem inserido com o verbo que não se conjuga sem ele podemos dizer que é o movimento ou atitudes da pessoa em relação ao seu próprio corpo, não se percebendo mais o sentido reflexivo da construção, considera-se o se como parte integrante do verbo. Vejam que parece reflexivo, mas que não há como inserir a expressão "a si mesmo". Portanto, podemos afirmar que o caso em tela é uma parte integrante do verbo.

    "os países se comprometeram"

    e) Incorreta.

    Partícula expletiva acompanha verbos intransitivos (VI), de costume. Pode ser retirado da oração sem prejuízo sintático e semântico. Portanto está incorreta, visto que o caso da frase não poderia ser retirado.

    Ex: vai-se a primeira pomba despertada / vai a primeira pomba despertada.

     

    GABARITO: D

  • Princesa determinada creio que não há problema algum, pois não há palavra atrativa, a qual exigiria a próclise.

  • quando o sujeito está explícito e não há palavra atrativa, tanto a próclise quanto a ênclise são corretas

    os países comprometeram-se

    ou

    os países se comprometeram

  • Pra quem errpou marcando a C,como eu, e ainda não entendeu, sugiro olhar essa página:

    Super didático!!!

  • Pintou o "se" na tua frente, verifica a ligação dele com o verbo.

    Se + VTI: P.I.V.

    Bizu do prof. Felipe Oberg: Quem SE compromete, SE compromete a algo. Ou seja, o "SE" faz parte do quem. Com isso, o SE é parte integrante do verbo.

    Antes de TUDO, verifica a TRANSITIVIDADE dessa mizera do "SE".

  • Tirou o "se"mudou a frase...não é PIV.

    Ainda mais se colocar o pronome tem que colocar a preposição. .

    Ex. Eu me encontrei com você.

    Tenta tirar o se pra ver se muda a frase......não muda o sentido ...então é PIV.

  • Odeio o "SE"

  • GABARITO: D

    Parte integrante do verbo: Integra verbos essencialmente pronominais, ou seja, aqueles que necessariamente trazem para junto de si o pronome oblíquo, denotando quase sempre sentimentos e atitudes próprias do sujeito. São eles: queixar-se, arrepender-se, vangloriar-se, submeter-se, dentre outros.

    Ex: Os garotos queixaram-se do mau atendimento.

  • Na maioria das vezes os comentários dos estudantes são muito mais esclarecedores do que os comentários dos professores.

    Algo de errado não está certo.

  • algo que me ajuda a responder todas as questões de se:

    1º) Não pense em transitividade, esqueça regência, esqueça a classificação objeto direto;

    2º)Levando em consideração que na prova já teríamos lido o texto, entender o contexto é fundamental!!

    3º) Sensibilidade e bom senso, pense na aplicação do SE, veja:

    a)ERRADO, o sujeito está explícito "Os sujeitos"; ainda que o sujeito fosse um pouco mais difícil de encontrar, faça o passo UM fundamental: encontre o verbo e pergunte quem está "se comprometendo"..

    b)ERRADO, Eu poderia dizer que os países "FORAM comprometidos"? SIM, mas o sentido seria o mesmo? NÃO!.

    c)ERRADO, levando em consideração que na prova já teríamos lido o texto e saberíamos o contexto, os países poderiam comprometer a si mesmo? NÃO!

    d)CORRETO, conjugando o verbo "comprometer" no contexto no qual está inserido, os países "comprometem" algo ou "se comprometem"? Se comprometem. Ademais, conjulga-se: eu me comprometo, tu se compromete, ele se compromete... Parte integrante exigida para conjugação do verbo, nesse contexto...

    e)ERRADO, É fácil perceber que a retirada do SE compromete o texto.

    Eae eu pergunto, considerando a maioria das questões semelhantes a essa, é mais coerente avaliar o contexto ou ficar se perguntando a regência do verbo e afins...?

  • Gabarito: D.

    Questão muito boa de regência.

    O verbo comprometer tem duas regências:

    A primeira ocorre no sentido de comprometer algo: O agente comprometeu a investigação. Nesse sentido, o verbo apresenta transitividade direta. A segunda ocorre no sentido de assumir uma obrigação, que exige a forma pronominal do verbo.

    Analisando o contexto, é possível concluir que os países assumiram, em 1987, o compromisso de proteger a camada de ozônio. Trata-se, então, da segunda forma de regência supracitada. Portanto, o "se" é parte integrante do verbo.

    Bons estudos!

  • Como pronome, o ‘se’ pode ser:

    Nessa situação, ele pode ser substituído pela expressão “a si mesmo”.

    ex: Naquele churrasco, João cortou-se com a faca.

    VEJA: Naquele churrasco, João cortou a si mesmo com a faca.

    É quando uma situação envolve duas pessoas que praticam a mesma ação um em relação ao outro.

    ex¹: Para atravessar a rua com segurança, mãe e filha deram-se a mãos.

    Também conhecido como partícula apassivadora, é utilizado para formar a voz passiva sintética. Nesse caso, o sujeito sofrerá a ação do verbo – o chamado sujeito paciente.

    ex¹: Vendem-se carros usados.

    VEJA: Carros são vendidos.

    Atenção: O pronome apassivador só pode ser utilizado com verbos transitivos diretos.

    Chamado também de índice de indeterminação do sujeito. É utilizado em orações com sujeito indeterminado. Vale ressaltar que há gramáticos que não o consideram um pronome. Ele sempre acompanhará um verbo na 3ª pessoa do singular.

    ex¹: Vive-se melhor hoje do que nas décadas passadas.

    Como conjunção subordinativa, o ‘se’ tem as seguintes classificações:

    Ocorre quando podemos substitui por ‘visto que’, ‘porque’ ou ‘já que’. É utilizada quando a oração subordinada apresenta uma causa da oração principal.

    ex: Se não chegou, tivemos que jantar sem você.

    VEJA: Visto que não chegou, tivemos que jantar sem você.

    Apresenta uma condição da oração principal.

    ex¹: Se você não guardar dinheiro, não conseguirá se aposentar.

    Situa-se entre dois verbos, complementando o sentido de algum deles.

    ex¹: Pergunte se chegou e verá que ele está mais uma vez atrasado.

    Como já diz o nome, é utilizada para dar destaque a algo, como um artificio estilístico. Nesse caso, a retirada do ‘se’ não altera o sentido da frase.

    ex: Foi-se embora o último representante legítimo do povo.

    VEJA: Foi embora o último representante legítimo do povo – não altera o sentido.

    Referência: https://clubedoportugues.com.br/funcoes-do-se-parte-2/

  • Quem se compromete se compromete a alguma coisa.

    Eu me comprometo a...

    Tu te comprometes a...

    Você se compromete a

    Ele se compromete a...

    Ela........

    Nós......

    Vós.......

    Eles se comprometem a...

    Eles se comprometeram a...

    Os países se comprometeram à proteção da camada de ozônio.

    'A' preposição.

    'SE' parte integrante do verbo.

    Verbo 'comprometer-se'

  • Quem se compromete, se compromete a alguma coisa ou a alguém.

    Você não pode falar "quem compromete, compromete a alguma coisa ou a alguém".

    Note que o SE é necessário, por isso é PIV

  • GABARITO D

    Trata-se de uma parte integrante do verbo, o que quer dizer que NÃO se pode conjugar o verbo sem um pronome oblíquo átono, veja:

    Eu me comprometo.

    Ele se comprometeu.

    Nós nos comprometemos.

    Não se trata de um pronome reflexivo pois NÃO é possível a alteração da partícula para "a si mesmo", veja:

    ''os países se comprometeram à proteção da camada de ozônio'';

    os países comprometeram a si mesmo à proteção da camada de ozônio.

  • eu só conhecia o verbo suicidar...

  • Engraçado que parece "pronome reflexivo recíproco" = um ao outro.

  • Viu um SE? Veja o que pode ser:

    • VTD ou VTDI + SE = Partícula apassivadora
    • VTI / VI / VL = Pergunta se tem sujeito...

     

    TEM SUJEITO?

    NÃO: Índice de Indeterminação do Sujeito

    SIM: Parte integrante do Verbo] 

    Se = Pronome Reflexivo = algo nele mesmo [1 Agente]

    • Penteou-se e saiu correndo;

    Se = Pronome Recíproco = um ao outro [2 Agentes]

    • Irmão e irmã se abraçaram;

    Se = Palavra expletiva ou de realce (estilístico) [Pode ser retirado]

  • VTD/ VTDI + SE , formam voz passiva....

    estaremos diante de uma PA

    VTI/ VI/ VL + SE

    duas coisas podem acontecer:

    1- Se sabemos quem é o sujeito, teremos um PIV

    2- Se nao conhecemos o sujeito, teremos um PIS

  • relaxa, a dor do SE logo passa, só não deixa para erra lá na PF que nem eu fiz kkkk

  • Posso usar parte integrante do verbo em duas situações: 1) pronome sem o qual um verbo não pode ser usado, ex: suicidar-se, arrepender-se, etc. 2) sem o qual um verbo tem nítida alteração de sentido (caso da questão).

     Um tratado internacional pode ser o início da solução, segundo Anna Carolina Lobo, coordenadora da WWF-Brasil. A organização defende um caminho semelhante ao protocolo de Montreal. Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio...

    Em negrito, está o sentido que eles firmaram um acordo, os países se dispuseram...

    Se eu tiro a partícula "se" a ideia seria que os países atrapalharam, ideia negativa

    Diante disso, é parte integrante do verbo porque sem o ''se'' o verbo tem nítida alteração de sentido