SóProvas


ID
3718705
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Referente ao Poder Judiciário, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    A) O ato de remoção ou de disponibilidade do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria (MAIORIA ABSOLUTA - art. 93, VIII) do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa.

    B) Nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno (correta - art. 93, XI)

    C) Aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 02 (dois) anos (ANTES DE DECORRIDOS 3 ANOS - art. 93, parágrafo único, V) do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

    D) As custas e emolumentos serão destinados, preferencialmente (EXCLUSIVAMENTE - art. 98, §2º), ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça.

    E) O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução (ADMITIDA UMA RECONDUÇÃO - art. 103-B, caput)

  • P/ COMPLEMENTAR:

    Só lembrar da menina debutante.

    CNJ: COROA NA JOVEM >>>> 15 membros

    >>Órgão do controle interno do judiciário

    >>mandato de 2 anos + 1 recondução

    GAB letra B

  • A) ERRADA. CF, artigo 93,VIII - o ato de remoção ou de disponibilidade do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa;

    B) CERTA. CF, artigo 93, XI- nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antigüidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno; 

    C) ERRADA. CF, artigo 95, parágrafo único: Aos juízes é vedado: V- exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. 

    D) ERRADA. CF, artigo 98, §2º: As custas e emolumentos serão destinados exclusivamente ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça.

    E) ERRADA. CF, artigo 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução

  • Vira e mexe as questões cobram do candidato o conhecimento sobre quóruns no âmbito de decisões do Poder Judiciário. Segue um breve resumo para matar muitas questões:

    QUÓRUM DE 2/3:

    -> Recusa de juiz mais antigo, pelo tribunal, para fins de promoção

    -> recusa do REx pelo STF;

    -> aprovação de súmula vinculante pelo STF;

    -> modulação dos efeitos da decisão no controle concentrado de constitucionalidade;

    QUÓRUM DE MAIORIA ABSOLUTA

    -> remoção do magistrado ou indisponibilidade ou interesse público;

    -> decisões administrativas disciplinares;

    -> declaração de inconstitucionalidade;

    -> concessão de medida cautelar em controle de constitucionalidade.

    OBS IMPORTANTE!!!!

    Com a reforma previdenciária foi extirpada da CF/88 a possibilidade de aposentadoria por interesse público aplicada pelo CNJ ou Tribunal, bem como Pelo CNMP.

  • Gabarito: Letra B

    A) A maioria é ABSOLUTA. Art. 93, VIII, CF/88

    C) Antes de decorridos 03 ANOS. É o que chamam de "QUARENTENA DE SAÍDA". Art. 95, V, CF/88

    D) Destinados EXCLUSIVAMENTE. Art. 98, § 2°, CF/88.

    E) É ADMITIDA UMA recondução. Art. 103 - B.

    Erros? Só avisar!! RESISTA!!

  • A questão exige conhecimento da literalidade das disposições constitucionais acerca do Poder Judiciário.


    Passemos às alternativas.


    A alternativa "A" está errada, pois contraria o disposto no art. 93, VIII, da Constituição Federal, que dispõe que o ato de remoção ou de disponibilidade do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa. O erro do item em análise está no fato de mencionar apenas maioria, e não maioria absoluta.


    A alternativa "B" está correta, pois se coaduna ao disposto no art. 93, XI, da Constituição Federal, que aduz justamente que nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antigüidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.


    A alternativa "C" está errada, pois contraria o disposto no art. 95, V, da Constituição Federal, que aduz que aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. O erro do item em análise está no prazo de dois anos, já que, como visto, o período é de três anos.


    A alternativa "D" está errada, pois contraria o disposto no art. 98, §2º, da Constituição Federal, que aduz que as custas e emolumentos serão destinados exclusivamente ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça. O erro do item em análise está em mencionar "preferencialmente".


    A alternativa "E" está errada, pois contraria o disposto no art. 103-B da Constituição Federal, que dispõe que o Conselho Nacional de Justiça compõe-se de quinze membros com mandato de dois anos, admitida uma recondução. O erro do item em anáise está em mencionar que a recondução é vedada.


    Gabarito: Letra "B".

  • Gabarito: B

    A) ERRADA. Maioria absoluta.

    Art. 93 

    VIII - o ato de remoção ou de disponibilidade do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa; 

     

    B) CORRETA

    Art. 93

    XI nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno;  

    C) ERRADA. 3 anos.

    Art. 95

    V - exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.  

    D) ERRADA. Exclusivamente.

    Art. 98

    § 2º As custas e emolumentos serão destinados exclusivamente ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça. 

    E) ERRADA. Admitida uma recondução.

    Art. 103-B. O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo:

  • GABARITO LETRA B (fundamento - artigo 93, XI, CF)

    Contudo, vale destacar a letra C, que tem o tema bastante abordado pela AOCP em suas questões:

    a analise é simples, a banca "brinca" com o prazo de quarentena que deve ser de 03 ANOS, nos termos do art.95 §ú, V da CF

    Q1239566 Prova: INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Betim - MG - Analista Jurídico

    Referente ao Poder Judiciário, assinale a alternativa correta.

    c) Aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 02 (dois) anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. (ERRADO)

    Q976139 Prova: INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES - Auxiliar Perícia Médico-Legal

    Sobre os juízes, suas garantias e proibições segundo as normas constitucionais, assinale a alternativa correta.

    b) É vedado ao juiz exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos cinco anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.(ERRADO)

    Q1095793 Provas: AOCP - 2018 - FUNPAPA - Administrador

    Assinale a alternativa correta acerca das disposições constitucionais referentes ao Poder Judiciário.

    d) Aos juízes é vedado exercer a advocacia antes de decorridos dois anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. (ERRADO)

    Q1345760 Prova: INSTITUTO AOCP - 2017 - Câmara de Maringá- PR - Advogado

    Quanto às garantias concernentes aos magistrados e vedações impostas pelo artigo 95 da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

    c) Aos juízes, será vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 2 anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou por exoneração. (ERRADO)

    Q713736 Prova: INSTITUTO AOCP - 2016 - EBSERH - Advogado (CH-UFPA)

    Acerca da organização do Poder Judiciário, assinale a alternativa correta.

    c) Aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 2 (dois) anos do afastamento do cargo, aposentadoria ou exoneração. (ERRADO

  • Garantias

    Art. 95. Os juízes gozam das seguintes garantias:

    I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após 2 anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado;

    II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, na forma do art. 93, VIII;

    III - irredutibilidade de subsídio, ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.  

    Vedações

    Parágrafo único. Aos juízes é vedado:

    I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério;

    II - receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo;

    III - dedicar-se à atividade político-partidária.

    IV - receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei;        

    V - exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 3 anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.  

  • Jurava que na 'b' era antiguidade e merecimento. Rodeiii

  • DICA>>> ÚNICAS HIPÓTESES PREVISTAS NO TEXTO CONSTITUCIONAL EM QUE A RECONDUÇÃO É VEDADA:

    ART. 89, VII : CONSELHO DA REPÚBLICA SERÁ COMPOSTO POR SEIS CIDADÃO, COM MANDATO DE 3 ANOS, VEDADA A RECONDUÇÃO.

    130-A, PARÁGRAFO 3: CORREGEDOR NACIONAL DO CNJ

    ART. 57, PARÁGRAFO 4 - ELEIÇÃO DAS MESAS DO CONGRESSO NACIONAL - MANDATO 2 ANOS.

  • Instituto AOCP, não aprova quem sabe mais ,APROVA QUEM DECORA MAIS!.

    Nenhuma questão cobra raciocínio jurídico, SÓ DECOREBA.

  • Vejo muita gente reclamando de decoreba...queria saber, na maior sinceridade, como que uma pessoa estuda pra determinado assunto e não consegue ler a lei?!! A lei é a base, minha filha!

  • D - ERRADA - As custas e emolumentos serão destinados, preferencialmente, ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça.

    EXCLUSIVAMENTE !

  • A- maioria absoluta. ERRADA

    B- CORRETA.

    C- antes de decorridos três anos. ERRADA

    D- serão destinados exclusivamente ao custeio. ERRADA.

    E- É admitida uma recondução. ERRADA.

  • O ato de remoção ou de disponibilidade do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa.

    Maioria absoluta.

    ----------------------------------------------------

    Nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.

    OK.

    ---------------------------------------------------

    Aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 02 (dois) anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

    São três anos de impedimento.

    ---------------------------------------------------

    As custas e emolumentos serão destinados, preferencialmente, ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça.

    Obrigatoriamente.

    -----------------------------------------------------

    O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução.

    Admitida uma recondução.

    -----------------------------------------------------

  • o erro da letra A é que ela está incompleta= é maioria ABSOLUTA

  • O ato de remoção ou de disponibilidade do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa.

    MAIORIA ABSOLUTA

    Nos tribunais com número superior a vinte e cinco julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de onze e o máximo de vinte e cinco membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.

    CORRETO

    Aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 02 (dois) anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

    TRÊS ANOS

    As custas e emolumentos serão destinados, preferencialmente, ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça.

    EXCLUSIVAMENTE

    O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução.

    É ADMITIDA A RECONDUÇÃO

  • GABA: B

    a) ERRADO: Art. 93, VIII - o ato de remoção ou de disponibilidade do magistrado, por interesse público, fundar-se-á em decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do CNJ, assegurada ampla defesa.

    b) CERTO: Art. 93, XI - nos tribunais com número superior a 25 julgadores, poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de 11 e o máximo de 25 membros, para o exercício das atribuições administrativa e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno

    c) ERRADO: Art. 95, PÚ. Aos juízes é vedado: V - exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração. 

    d) ERRADO: Art. 98, § 2º - As custas e emolumentos serão destinados exclusivamente ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça.

    e) ERRADO: Art. 103-B. O CNJ compõe-se de 15 membros com mandato de 2 anos, admitida 1 recondução