SóProvas


ID
3719578
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal – CF/88 –,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal

    Fonte: CF/88.

  • Três turnos?
  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos individuais assegurados na Constituição Federal, mais especificamente quanto ao sigilo de correspondências e comunicações. Nesse sentido, vejamos a literalidade do art. 5º, XII, CF:

    Art. 5º. [...] XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;    

    Agora, vejamos as alternativas comentadas:

    a) ERRADO. O sigilo NÃO é absoluto, havendo exceção aos casos de ORDEM JUDICIAL e na forma que a lei estabelecer para investigação de crime ou para instruir processo penal. (art. 5º, XII, CF).

    b) ERRADO. A inviolabilidade das correspondências e comunicações PODE ser violada no caso das COMUNICAÇÕES TELEFÔNICAS segundo ORDEM JUDICIAL e FORMA PRESCRITA EM LEI (art. 5º, XII, CF).

    c) ERRADO. Apenas cabe nos casos de investigação CRIMINAL ou instrução processual PENAL. (art. 5º, XII, CF).

    d) CORRETO. O sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas é assegurado, todavia, existem exceções legais prescritas no art. 5º, XII, CF.

    GABARITO: LETRA “D”

  • A ; D é simplesmente a letra da lei. Portanto, o gabarito.

  • questão LETRA DE LEI===artigo 5º, inciso XII da CF==="É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de INVESTIGAÇÃO CRIMINAL OU INSTRUÇÃO PROCESSUAL PENAL"

  • GABARITO D

    É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

    Foco, força e fé!

  • Comunicação telefônica

    Ordem judicial

    •Finalidade de investigação criminal ou instrução processual penal

  • gaba D

    Lembrando que CPI pode pedir a quebra de sigilo:

    • telefônico (registro de chamadas, não interceptar)
    • bancário
    • fiscal.

    pertencelemos!

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre sigilo da correspondência e das comunicações.

    A– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, pois há exceções.

    B– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, pois o sigilo é, salvo exceções, inviolável.

    C- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, pois a exceção se refere à instrução processual penal.

    D- Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 5º, XII: "é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.