Extreme Programming (XP)
- É o modelo mais utilizado de todos os modelos de processos ágeis.
- Emprega uma abordagem orientada a objetos.
- Envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e teste;
- Várias novas versões de um sistema podem ser desenvolvidas, integradas e testadas em um único dia por programadores diferentes.
- Os requisitos são expressos como cenários (histórias do usuário);
- Os programadores trabalham em pares.
- Clientes estão intimamente envolvidos na especificação e priorização dos requisitos do sistema.
- O cliente ajuda a desenvolver testes de aceitação.
- O cliente é parte da equipe de desenvolvimento e discute cenários com outros membros da equipe. Juntos, eles desenvolvem um “cartão de história”
- Sugeri que o software deve ser constantemente refatorado.
- Desenvolvimento test-first (escreve o teste antes do código)
Alternativa: C
✅Gabarito(C)
Extreme Programming (XP) é talvez o mais conhecido e mais utilizado dos métodos ágeis. O nome foi cunhado por Beck (2000), pois a abordagem foi desenvolvida para impulsionar práticas reconhecidamente boas, como o desenvolvimento iterativo, a níveis ‘extremos’. Por exemplo, em XP, várias novas versões de um sistema podem ser desenvolvidas, integradas e testadas em um único dia por programadores diferentes.
Fonte: Engenharia de Software Ian Sommerville 9° Edição.