-
✅ Gabarito: D
(F) Nas frases: “Todos consideram correta a sua proposta” e “Os professores encontraram a solução surpresos”, os predicados têm a mesma classificação, pois ambos contêm predicativo do sujeito, sendo, pois, verbo-nominais → INCORRETO. São sim predicados verbos-nominais, mas a primeira frase contém um predicativo do objeto direto e não um predicativo do sujeito.
(V) Na frase: “Doía-lhe a cabeça”, o termo sublinhado tem valor de pronome possessivo; é, pois, um adjunto adnominal → CORRETO. Doía SUA cabeça (=cabeça dele). O pronome oblíquo átono "lhe" está exercendo a função sintática de adjunto adnominal.
(V) Em: “A resposta ao aluno foi objetiva” e “A resposta do aluno foi objetiva”, os termos sublinhados são complemento nominal e adjunto adnominal, respectivamente → CORRETO. Resposta ao aluno (=o aluno sofre a ação de ser respondido; valor passivo; complemento nominal). Resposta do aluno (=resposta dele; o aluno exerce a ação de responder; valor ativo; adjunto adnominal).
(F) Em: “A caderneta, guardou-a consigo”, o termo sublinhado é objeto direto pleonástico → INCORRETO. O objeto direto pleonástico é o pronome oblíquo átono "a".
(F) Em: “Repreendeu o aluno que faltou” e “Quero que você me explique essa repreensão”, a palavra “que” exerce a mesma função sintática: ambas são pronomes relativos → INCORRETO. O primeiro é sim um pronome relativo, mas o segundo é uma conjunção subordinativa integrante e dá início a uma oração subordinada substantiva objetiva direta (=quero ISSO).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Artur Carvalho um dia chegarei no seu nível cara. Observo suas resposta em várias questões.
Quer dizer que no Modo Passivo é o complemento é nominal no Ativo é Adjunto Adnominal?
-
avalie comigo..
( ❌ ) Um predicado pode ser:
VERBAL: Verbo de ação + Não tem predicativo
Matheus trabalhou muito.
NOMINAL: Verbo de ligação + Predicativo
Matheus estava cansado.
VERBO NOMINAL: Verbo de ação + predicativo
Matheus saiu satisfeito
Uma dica: Nos casos de predicado verbo nominal em alguns casos vc consegue inserir um " e estava" antes do predicativo..
Matheus saiu ( e estava) satisfeito.
Agora analise..
“Todos consideram correta a sua proposta” e
Predicado verbal
“Os professores encontraram a solução ( e estavam) surpresos
predicado verbo-nominal
(✔ )
No caso de pronomes possessivos eles exercem a função sintática de adjunto adnominal
geralmente vc consegue fazer esta troca: Beijou-lhe a testa. Beijou (a sua ) testa.
(✔ ) Em: “A resposta ao aluno foi objetiva” e “A resposta do aluno foi objetiva”, os termos sublinhados são complemento nominal e adjunto adnominal, respectivamente.
NO complemento nominal a ideia básica é a de que um nome pedirá complemento .. No caso, resposta a quem?
ao aluno = CN. A noção de adjunto adnominal pode ser obtida da noção de que o termo exerce função adjetiva e ideia de posse.. perceba = resposta do aluno.
(❌ ) Aqui a sacanagem foi literalmente em relação ao termo grifado!
( ❌ ) “Repreendeu o aluno que faltou”
O qual faltou! se troco o que por qual (ais)= Pronome relativo.
“Quero que você me explique essa repreensão”
Se troco o "que" por isso - Conjunção integrante.
Bons estudos!
-
GABARITO D
QUE MALDADE DA BANCA NO PENÚLTIMO ITEM
-
Vacilei nesse penúltimo item.
-
Objeto Direto Pleonástico", "Enfático" ou "Redundante" é apenas um objeto direto sob a forma pronominal. Ele é usado quando queremos dar destaque ou ênfase à idéia contida no objeto direto, por isso, o colocamos no início da frase e depois o repetimos ou reforçamos por meio do pronome oblíquo.
Bons estudos !! Fiquem Firmes !!!
-
Em: “A caderneta, guardou-a consigo”, o termo sublinhado se chama objeto direto topicalizado.