SóProvas


ID
3742033
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão considere a fábula abaixo.

       

            Em Atenas, um devedor, ao ter sua dívida cobrada pelo credor, primeiro pôs-se a pedir-lhe um adiamento, alegando estar com dificuldade. Como não o convenceu, trouxe uma porca, a única que possuía, e, na presença dele, colocou-a à venda. Então chegou um comprador e quis saber se a porca era parideira. Ele afirmou que ela não apenas paria, mas que ainda o fazia de modo extraordinário: para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos. E, como o comprador estivesse assombrado com a resposta, o credor disse: “Mas não se espante, pois nas festas do deus Dioniso ela também vai lhe parir cabritos.”


(Esopo. Fábulas completas. Tradução de Maria Celeste Dezotti. São Paulo: Cosac Naify, 2013, p. 22) 

Em “Mas não se espante, pois nas festas do deus Dioniso ela também vai lhe parir cabritos”, os pronomes sublinhados referem-se ao 

Alternativas
Comentários
  • D. Mas não se espante, comprador, pois nas festas do deus Dioniso ela também vai parir cabritos para você (para o comprador).

  • A questão exige conhecimentos sobre o uso de pronomes. O pronome “se" é parte integrante de certos verbos que geralmente exprimem sentimento ou mudança de estado, tais como: admirar-se, arrepender-se, queixar-se, entre outros. São os chamados verbos pronominais. Há casos em que os verbos podem precisar de pronomes em algumas situações como o verbo espantar/ espantar-se. São os chamados pronominais acidentais.
    Analisando com mais calma, vemos que o pronome “se" refere-se à terceira pessoa do discurso. Ele é acompanhado pela forma verbal no imperativo negativo na terceira pessoa (você) do singular: “não se espante". 
    Como o interlocutor na situação comunicativa é o comprador, fica claro o diálogo estabelecido pelo pronome “se".
    Os pronomes átonos “lhe" e “lhes" são formas próprias do objeto indireto. Sendo assim, é possível reescrever a frase da seguinte forma “[…] pois nas festas do deus Dioniso ela (a porca) também vai parir cabritos (objeto direto) a/ para você (objeto indireto)", estabelecendo novamente a interlocução com o sujeito interessado em comprar a porca. Ambos os pronomes referem-se ao comprador. 
    Dica: Atente-se à colocação pronominal no trecho destacado. Com palavras negativas (não, nunca, jamais, ninguém), a posição indicada para os pronomes é a próclise, isto é, o pronome antes do verbo. 

    Gabarito da Professora: Letra D.