SóProvas


ID
3742039
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão considere a fábula abaixo.

       

            Em Atenas, um devedor, ao ter sua dívida cobrada pelo credor, primeiro pôs-se a pedir-lhe um adiamento, alegando estar com dificuldade. Como não o convenceu, trouxe uma porca, a única que possuía, e, na presença dele, colocou-a à venda. Então chegou um comprador e quis saber se a porca era parideira. Ele afirmou que ela não apenas paria, mas que ainda o fazia de modo extraordinário: para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos. E, como o comprador estivesse assombrado com a resposta, o credor disse: “Mas não se espante, pois nas festas do deus Dioniso ela também vai lhe parir cabritos.”


(Esopo. Fábulas completas. Tradução de Maria Celeste Dezotti. São Paulo: Cosac Naify, 2013, p. 22) 

Observa-se a elipse (ou seja, a omissão) de um substantivo no seguinte trecho:

Alternativas
Comentários
  • B)para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos

    para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as (festas) de Atena, machos

    Elipse é quando um termo que já foi citado é omitido de forma a evitar repetições sem, no entanto, comprometer o sentido do período.

    GABARITO. B

  • Esta questão requer conhecimento acerca de coesão referencial por substituição e elipse.

    Coesão referencial – é o processo pelo qual se retoma ou antecipa um termo no texto.

    Lembrando que a elipse é uma figura de linguagem a qual consiste em omitir um termo facilmente subentendido.

    Alternativa (A) incorreta - O pronome pessoal oblíquo átono “lhe" substitui o substantivo “credor" a fim de evitar sua repetição. É o caso de coesão referencial por substituição.

    Alternativa (B) correta - Nesta frase ocorre omissão do substantivo “as festas", referindo-se às de Atena, e também do verbo “paria", porém o enunciado pede apenas a omissão do substantivo. Sem a omissão, a frase ficaria assim: “para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as festas de Atena, paria machos". É o caso de coesão referencial por elipse.

    Observação!!! Nessa frase, na verdade, ocorre a figura de linguagem chamada zeugma, pois os termos omissos “festas" e “paria" foram anteriormente expressos na mesma frase.

    Alternativa (C) incorreta - Todos os termos estão explícitos na frase.

    Alternativa (D) incorreta - O pronome pessoal reto “ele" substitui o substantivo “o devedor", e o “ela" substitui o substantivo “a porca". É o caso de coesão referencial por substituição.

    Alternativa (E) incorreta - A forma nominal no imperativo negativo “não se espante" refere-se à terceira pessoa do singular, ou seja, o pronome “você". Embora haja um termo elíptico nessa forma verbal, a elipse é de um pronome pessoal, e não de um substantivo conforme o enunciado pede.

    O pronome pessoal reto “ela" substitui o substantivo “a porca", e o pronome pessoal oblíquo átono “lhe" substitui o substantivo “deus Dioniso". É o caso de coesão referencial por substituição.

    A única alternativa em que há substantivo elíptico é a (B); não ocorre omissão de substantivo nas outras alternativas.

    Gabarito da professora: Letra B.

  • Além da omissão FESTAS encontramos a omissão: PARIA E PORCA (BASTA LER UM POUQUINHO ANTES)