SóProvas


ID
3742318
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os espaços livres de uma cidade são

Alternativas
Comentários
  • Segundo Perahia (2007), conforme citado por Calderón, a ideia ou conceito de espaço público tem experimentado mudanças através do tempo. Antigamente estava ligado ao termo de "espaço verde" (predomínio da vegetação). Nos últimos vinte anos se deram novos enfoques que reformulam a função do espaço público de acordo as novas condições e necessidades das cidades. Assim, aos tradicionais espaços verdes que se definiram como espaços livres, nos quais predominavam as áreas plantadas de vegetação como as praças e os parques, se incorpora o conceito de espaço livre o qual se define como aquele espaço urbano ao ar livre de uso predominantemente pedestre, pensado para o lazer, o passeio, o esporte, etc.

    Gabarito do professor: Letra A. 

    FONTE:
    CALDERÓN, Jorge Eduardo Minda. Os espaços livres públicos e o contexto local: o caso da Praça principal de Pitalito - Huila - Colômbia. Brasília, 2009.



  • Gab. A

    Os espaços livres públicos no meio urbano são um conjunto de áreas não edificadas, descobertas, inseridas na malha urbana e que tem formas, dimensões, localização e distribuição variáveis. Os espaços livres públicos além de sua função, são elementos de "comunicação", pois ligam os espaços privados e a vida pública, promovem a coesão social, o encontro das pessoas. Ruas, calçadas, canteiros e ilhas de sistemas viários, praças, jardins, estacionamentos entre outras tipologias presentes no meio urbano, são espaços comuns que acolhem a esfera de vida pública e, por consequência, dão forma a sociedade. O pensar e investir no espaço público urbano contribui para a coesão comunitária, amplia o senso de pertencimento e identidade da população e por consequência melhora a qualidade de vida.