O uso misto do solo é uma estratégia de desenho urbano que promove maior amplitude de serviços para os habitantes de uma cidade, potencializando a atividade habitacional e a economia local através da diversificação das funções do ambiente construído a partir de um desenho de qualidade. Essa estratégia resulta no encurtamento de viagens, ou seja, na melhor utilização de recursos energéticos para a mobilidade no contexto urbano. De acordo com o Manual de desenvolvimento urbano orientado ao transporte sustentável (EMBARQ Brasil, 2015),
"os edifícios inseridos na comunidade urbana podem minimizar o consumo de energia e água para sua construção e manutenção", e ainda, "a diversidade funcional, a incorporação de tecnologias amigáveis ao meio ambiente e desenhos arquitetônicos inteligentes ajudam na construção de um sistema econômico eficiente que contribui para melhorar a qualidade de vida de uma comunidade."
Gabarito do professor: Letra E.
Alternativas "A" e "B" - ERRADO - ao mesclar usos, áreas onde só teriam pessoas nos horários de trabalho passariam a ser povoadas em todos os períodos, gerando uma maior movimentação econômica centrada no local.
Alternativa "C" - ERRADO - com o local de trabalho e de moradia localizados na mesma área, o deslocamento acaba reduzindo, diminuindo os recursos energéticos para se deslocar.
Alternativa "D" - ERRADO - movimento pendular é o deslocamento entre municípios vizinhos. Ao promover o uso misto, é possível criar mais opções para que as pessoas possam habitar próximas do local de trabalho e não precisem se deslocar entre os municípios.
Alternativa "E" - GABARITO.