GABARITO: LETRA E
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.
As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
FONTE:https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/
A questão versou sobre a análise organizacional interna e externa. . A questão solicitou que o candidato identificasse o item que NÃO REPRESENTA uma variável INTERNA, ou seja, quer uma alternativa que corresponde ao ambiente externo organizacional.
Para uma melhor compreensão, faremos um resumo das variáveis da análise SWOT:
INTERNAMENTE (controláveis):
◾ FRAQUEZAS : aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar. Exemplo: infraestrutura precária.
◾ FORÇAS : aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia na alcance dos objetivos organizacionais. Exemplo: funcionários dedicados.
EXTERNAMENTE (não controláveis):
◾ AMEAÇAS: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la. Exemplos: alta na alíquota dos impostos de importação. Pandemia.
◾ OPORTUNIDADES: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação. Exemplo: costureiras deixam a produção normal de roupas (em baixa) por causa da pandemia e passam a confeccionar máscara, item de alta procura naquele momento.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) INCORRETA. "Aspectos organizacionais e de coordenação interna de projetos."
➡ Fazem parte do ambiente interno da organização (controláveis). Podem ser pontos fortes ou fracos.
B) INCORRETA. "Abrangência dos processos administrativos".
➡ Fazem parte do ambiente interno da organização (controláveis). Podem ser pontos fortes ou fracos.
C) INCORRETA. " Níveis de controle e avalição dos processos operacionais".
➡ Fazem parte do ambiente interno da organização (controláveis). Podem ser pontos fortes ou fracos.
D) INCORRETA. " Critérios de avalição das gerências intermediárias".
➡ Fazem parte das variáveis internas (controláveis). Podem ser fortes ou fracos.
E) CORRETA. " Ambiente econômico mundial".
➡ Faz parte do ambiente externo, ou seja, é algo não controlável pela organização. Dele podem resultar ameaças e oportunidades.
GABARITO: LETRA E.