SóProvas


ID
3750640
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor que praticar algum tipo de ato inconcesso pode vir a ser demitido, tendo em vista que todos as ações da Administração têm que estar em conformidade com os princípios da:

Alternativas
Comentários
  • INCONCESSO

    Que não foi ou não é concedido; defeso, proibido, negado.

  • O servidor que praticar algum tipo de ato inconcesso pode vir a ser demitido, tendo em vista que todos as ações da Administração têm que estar em conformidade com os princípios da: LAGALIDADE

    RESPOSTA: A

    A administração só pode fazer o que a lei autoriza.

  • Todas as ações da administração pública tem que está em conformidade com a lei, ou seja com o princípio da LEGALIDADE.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis, e outros princípios não expressos que devem ser observados pela Administração Pública.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. CERTO. Legalidade. Princípio constitucional expresso. O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada. Significado de inconcesso: que não foi ou não é concedido; defeso, proibido, negado.

    B. ERRADO. Moralidade. Princípio constitucional expresso. Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    C. ERRADO. Publicidade. Princípio constitucional expresso. Os atos públicos devem, como requisito de sua eficácia, ter divulgação oficial, com as exceções previstas em lei (segurança nacional, certas investigações policiais, processos cíveis em segredo de justiça etc.).

    D. ERRADO. Finalidade. Não é um dos princípios constitucionais expressos no art. 37, porém deve ser observado pela Administração Pública. Segundo ele, a norma administrativa deve ser aplicada e interpretada da forma que melhor observe a realização do fim público a que se dirige.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.

  • A. CERTO.Legalidade. Princípio constitucional expresso. O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada. Significado de inconcesso: que não foi ou não é concedido; defeso, proibido, negado.

  • Cuidado:

    A Legalidade para a administração é diversa da que é a do particular.

    Para administração - Subordinação da vontade = Só posso fazer o que está previsto.

    Para o particular - Autonomia da vontade = Posso fazer tudo aquilo que não é proibido.

    Bons estudos!

  • o desafio da questão era saber o significado de " inconcesso " , eu não sabia errei ...

  • A questão tá no significado da palavra "inconcesso" (que não foi ou não é concedido; defeso, proibido, negado)

    Gabarito A)

  • Princípio da Legalidade, algumas observações.

    --> Autonomia da vontade : Um particular pode fazer tudo que a lei não proibir

    --> Legalidade administrativa: Se aplica a administração pública, adm pública somente pode fazer o que a lei determinar ou autorizar. Obs : Se não tiver lei não pode agir.

    Gab - A

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • LETRA A

  • A administração faz o que a lei permite e o Particular ( privado), faz o que a lei não proíbe.
  • Quando lido com uma questão dessa, na qual saber a semântica de uma palavra menos usual te faz acertar a questão, percebo o quanto é importante aliar os estudos à leitura. Não só de lei seca, até porque nunca vi a palavra "inconcesso" no vade mecum.

  • inconcesso - não concedido, ILEGAL , ILÍCITO !

    BOA SORTE MEUS AMORES!