SóProvas


ID
3753445
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Vigilância Socioassistencial é a unidade responsável pelo processamento das informações necessárias para o planejamento das ações das unidades que prestam Serviços de Proteção Básica e Especial e concedem benefícios socioassistenciais. Um dos objetivos das informações prestadas pela Vigilância Socioassistencial é o de

Alternativas
Comentários
  • porque não pode ser letra D? achei confusa

  • Creio que caberia recurso, pois a ledra D poderia ser uma resposta.

  • Também achei confusa, marquei letra D.

  • De acordo com a Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012, que aprova a Norma Operacional Básica do Sistema  Único de Assistência Social - NOB/SUAS:
    Art. 88. A Vigilância Socioassistencial deve manter estreita relação com as áreas diretamente responsáveis pela oferta de serviços socioassistenciais à população nas Proteções Sociais Básica e Especial.
    §1º As unidades que prestam serviços de Proteção Social Básica ou Especial e Benefícios socioassistenciais são provedoras de dados e utilizam as informações produzidas e processadas pela Vigilância Socioassistencial sempre que estas são registradas e armazenadas de forma adequada e subsidiam o processo de planejamento das ações.
    §2º A Vigilância Socioassistencial deverá cumprir seus objetivos, fornecendo informações estruturadas que:  
    I - contribuam para que as equipes dos serviços socioassistenciais avaliem sua própria atuação;  
    II - ampliem o conhecimento das equipes dos serviços socioassistenciais sobre as características da população e do território de forma a melhor atender às necessidades e demandas existentes;  
    III - proporcionem o planejamento e a execução das ações de busca ativa que assegurem a oferta de serviços e benefícios às famílias e indivíduos mais vulneráveis, superando a atuação pautada exclusivamente pela demanda espontânea.

    GABARITO : B
  • Art. 88. A Vigilância Socioassistencial deve manter estreita relação com as áreas diretamente responsáveis pela oferta de serviços socioassistenciais à população nas Proteções Sociais Básica e Especial.

    § 1º As unidades que prestam serviços de Proteção Social Básica ou Especial e Benefícios socioassistenciais são provedoras de dados e utilizam as informações produzidas e processadas pela Vigilância Socioassistencial sempre que estas são registradas e armazenadas de forma adequada e subsidiam o processo de planejamento das ações.

    § 2º A Vigilância Socioassistencial deverá cumprir seus objetivos, fornecendo informações estruturadas que:

    I – contribuam para que as equipes dos serviços socioassistenciais avaliem sua própria atuação;

    II – ampliem o conhecimento das equipes dos serviços socioassistenciais sobre as características da população e do território de forma a melhor atender às necessidades e demandas existentes;

    III – proporcionem o planejamento e a execução das ações de busca ativa que assegurem a oferta de serviços e benefícios às famílias e indivíduos mais vulneráveis, superando a atuação pautada exclusivamente pela demanda espontânea.

  • Entendo que os dados da vigilância podem contribuir para o entendimento aos equipamentos de segurança mas não seria um objetivo da Vigilância informar sobre a situação de risco e vulnerabilidade presente em um território

  • O erro da alternativa D consiste em afirmar que as informações destinam-se ao serviços de SEGURANÇA.

    Informar, aos equipamentos de segurança, sobre a situação de risco e vulnerabilidade presente em um território.