SóProvas


ID
3754885
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caraguatatuba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em 1999, a Assembleia Geral da ONU convocou um Movimento Global para uma Cultura de Paz, com o intuito de estancar a escalada da violência no mundo. Para a ONU, o conceito de cultura de paz parte do princípio de que a paz e a violência não são inerentes à humanidade. Por isso, a paz precisa ser ensinada e estimulada, para forjar um mundo mais digno, justo e harmonioso.

      Dois conceitos são importantes para essa aprendizagem. O primeiro afirma que a cultura de paz é uma escolha e uma ação que se deseja concretizar. Portanto, não adianta falar apenas que a violência é algo que não se deseja, porque isso não vai resolver o problema. O outro conceito é o de que a construção da paz é um processo educativo: as pessoas precisam vivenciar, debater e concretizar ações, partindo do princípio de que, quando agimos apenas de acordo com nossa vontade, nossas ações afetam o outro. Achar que só as nossas vontades têm de prevalecer prejudica nossas relações com o outro. Daí a importância do diálogo, da tolerância e do acolhimento.

      Se a paz é decisiva no nível do indivíduo, muito mais no nível coletivo. Por isso, os agentes da administração pública, da segurança, os da educação e da justiça são figuras imprescindíveis, para que o processo de paz se concretize na sociedade em geral. Não é difícil pôr em prática algumas ações que sustentam a paz, entre elas:

1. Respeitar a vida, sem discriminar nem prejudicar ninguém.

2. Rejeitar a violência em todas as suas formas, buscando proteger os mais fracos, como crianças, idosos e pessoas vulneráveis.

3. Ouvir para compreender, privilegiando a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo nem à maledicência.

4. Preservar o planeta promovendo um consumo responsável, protegendo todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.

5. Redescobrir a solidariedade, a partir do respeito aos princípios democráticos, com o fim de criar modos mais fraternos de convívio entre as pessoas.

(http://www.comitepaz.org.br. Adaptado, acesso em 11.11.2019)

Substituindo-se o termo destacado em – buscando proteger os mais fracos – por um pronome, de acordo com a norma-padrão, obtém-se versão correta em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ buscando proteger os mais fracos [...].

    ➥ Proteger alguma coisa ou alguém (pronome oblíquo átono "lhe" não pode ser usado como objeto direto e nem os pronomes pessoais do caso reto podem ser usados como objeto direto). Em verbos terminados em R, S ou Z, retira-se a última letra do verbo e emprega-se os pronomes oblíquos LO, LA, LOS ou LAS.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    protegê-los.

  • Fiquei em dúvida na alternativa D.

    A Palavra BUSCANDO não poderia ser atrativa e ser caso de uma Próclise?

    Ficando Buscando os proteger..

    Alguém consegue me tirar tirar essa dúvida??

  • Ericsson, a palavra buscando não é uma palavra atrativa. A assertiva correta é a letra C pois palavras terminadas em R,S,Z substitua por LO,LA,LOS,LAS.

  • Em meu entender, a alternativa "E" também está correta, visto que o objeto direto (eles) está preposicionado. Se alguém puder contradizer isto, ficamos no aguardo. Bons estudos.

  • Acredito que a alternativa D também esteja correta, visto que não há nenhum impedimento para a próclise

  • "buscando" é um verbo no gerúndio !

    Verbos no gerúndio não são palavras atrativas !

  • Agora fiquei na dúvida.

    "Buscando proteger" não é uma locução verbal? Se for, o pronome pode ocupar as 3 posições.

    Se não for, ele é uma palavra atrativa.

    Alguém? 0.o

  • Gabarito da banca: C

    Porém as alternativas "D" e "E" também estão corretas.

    d) buscando os proteger. Correto, pois não há óbice para essa construção.

    e) proteger a eles. Sabemos que os pronomes retos (eu, tu, ele, nós, vós, eles), via de regra, exercem a função subjetiva. Porém, os pronomes (ele, ela, eles, elas, nós, vós) também podem ser usados como oblíquos.

    Ex:

    Viram a ele naquela esquina. (a preposição em destaque é solicitada pelo pronome e não pelo verbo)

    Erro crasso da Vunesp nesta questão com 3 alternativas corretas.

  • O verbo é o "cara" Veja a sua terminação e você matou a questão.
  • Locuções verbais, dependendo da conjugação dos verbos auxiliares podemos ter três ou duas colocações pronominais diferentes, uma coisa é certa, mesmo que sejam facultativos os lugares, a preferência é sempre no verbo que estiver no infinitivo

  • Creio que a questão deveria ter sido anulada. Aqui temos um caso facultativo de Próclise ou ênclise. Apesar de inexistir um fator de próclise (o que a tornaria obrigatória), o único caso obrigatório de ênclise (que eu conheço) ocorre quando o verbo inicia uma oração, o que não ocorre neste caso. Se o meu comentário estiver errado e alguém puder ajudar com essa questão, agradeceria muito.

  • Creio que a questão deveria ter sido anulada. Aqui temos um caso facultativo de Próclise ou ênclise. Apesar de inexistir um fator de próclise (o que a tornaria obrigatória), o único caso obrigatório de ênclise (que eu conheço) ocorre quando o verbo inicia uma oração, o que não ocorre neste caso. Se o meu comentário estiver errado e alguém puder ajudar com essa questão, agradeceria muito.

  • Amigo, Você filosofou com a questão. SE TÊM DUAS OPÇÕES , MARCAMOS A REGRA MAIS FORTE QUE A TERMINAÇÃO do verbo letra r.

  • Esta questão trabalha combinação dos verbos com pronomes pessoais oblíquos átonos e suas funções sintáticas enquanto complementos verbais: objeto direto e objeto indireto; além de trabalhar as regras sobre colocação pronominal.

    Combinação dos verbos com pronomes átonos:
    . Verbos terminados em r, s ou z + o, a, os, as: suprime-se a consoante final do verbo e formam lo, la, los, las .

    Função sintática dos pronomes átonos “o, a, os, as, lhe, lhes" como complementos verbais:

    . O, as, os, as: sempre objeto direto.
    . Lhe, lhes: sempre objeto indireto.

    Posição do pronome átono em relação ao verbo:
    Próclise – pronome átono antes do verbo.
    Ênclise – pronome átono após o verbo.
    Mesóclise – pronome átono no meio do verbo. Só ocorre com o futuro do presente e futuro do pretérito.


    Alternativa (A) incorreta - O verbo principal “proteger" é transitivo direto, e o pronome átono “lhe", como complemento verbal, só pode exercer a função de objeto indireto, complementando verbo transitivo indireto.

    Alternativa (B) incorreta - A forma “los" só ocorre após verbos terminados em r, s ou z, suprimindo essas consoantes finais. A forma “los" não pode vir antes do verbo.
    Alternativa (C) correta - Temos uma locução verbal “buscando proteger" em que o verbo principal é infinitivo e transitivo direto, portanto a forma “buscando protegê-los" está correta, pois foi suprimida a consoante final “r" e substituída pela forma “los".

    Alternativa (D) correta - Quando o verbo principal é constituído por um infinitivo ou um gerúndio e não há palavra atrativa, o pronome oblíquo pode vir após o verbo auxiliar, antes do verbo principal ou depois dele. No caso da frase “ buscando proteger  os mais fracos", o verbo principal é infinitivo e não há palavra atrativa; portanto, esta alternativa também está correta. Lembrando que gerúndio não é palavra atrativa.

    Alternativa (E) correta
    - A forma pronominal “a eles" é pronome oblíquo tônico regido da preposição “a". Quando o complemento verbal é representado por pronome oblíquo tônico, o verbo pode ser transitivo direto porque, nesse caso, temos o que chamamos de objeto direto preposicionado. Diante disso, esta alternativa também está correta.


    A Banca optou pelo gabarito letra (C), porém a questão tem três alternativas corretas; por isso, ela deve ser anulada.

    Gabarito da Banca: Letra C.
    Gabarito da professora: Letras C, D e E.
  • A questão respondida pela professora do Qc:

    (A) incorreta - O verbo principal “proteger" é transitivo direto, e o pronome átono “lhe", complementando verbo transitivo indireto.

    (B) incorreta - A forma “los" só ocorre após verbos terminados em r, s ou z, suprimindo essas consoantes finais. A forma “los" não pode vir antes do verbo.

    (C) Correta - Temos uma locução verbal “buscando proteger" em que o verbo principal é infinitivo e transitivo direto, portanto “buscando protegê-los" está correta, pois foi suprimida a consoante final “r" e substituída pela forma “los".

    (D)Correta - Quando o verbo principal é constituído por um infinitivo ou um gerúndio e não há palavra atrativa, o pronome oblíquo pode vir após o verbo auxiliar, antes do verbo principal ou depois dele. No caso da frase “ buscando proteger  os mais fracos", o verbo principal é infinitivo e não há palavra atrativa; portanto, esta alternativa também está correta. Lembrando que gerúndio não é palavra atrativa.

    (E) Correta - A forma pronominal “a eles" é pronome oblíquo tônico regido da preposição “a". Quando o complemento verbal é representado por pronome oblíquo tônico, o verbo pode ser transitivo direto porque, nesse caso, temos o que chamamos de objeto direto preposicionado. Diante disso, esta alternativa também está correta.

    A Banca optou pelo gabarito letra (C), porém a questão tem três alternativas corretas; por isso, ela deve ser ANULADA.

    Gabarito da Banca: Letra C. Gabarito da professora: Letras C, D e E.

    É preciso ter disciplina pois nem sempre vamos estar motivados

  • "Errei", mas ao menos é bom saber que se tiver questão assim a banca prefere a ênclise.

  • BuscaR LuiZ CarloS -- RZS