✅ Gabarito: B
✓ “O Vereador que não tomar posse na sessão prevista neste Art. deverá fazê-lo no prazo de 15 dias do início do funcionamento normal da Câmara, sob pena de perda de mandato, salvo motivo justo, aceito pela maioria absoluta dos Vereadores”.
➥ Não é necessário uso de vírgulas. O pronome relativo "que" dá início a uma oração subordinada adjetiva restritiva (=sem pontuação). EXPLICATIVA (=ENTRE PONTUAÇÃO); RESTRITIVA (=SEM PONTUAÇÃO).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão exige conhecimento de uso da vírgula e é necessário ter conhecimento da sintaxe dos períodos. Teremos que informar em qual das alternativas a vírgula está sendo corretamente usada.
“O Vereador que não tomar posse na sessão prevista neste Art. deverá fazê-lo no prazo de 15 dias do início do funcionamento normal da Câmara, sob pena de perda de mandato, salvo motivo justo, aceito pela maioria absoluta dos Vereadores”
Esqueminha:
Oração subordinada adjetiva→ inicia com pronome relativo "que", mas pode ser trocado por "o qual, a qual, na qual, cujo, em que"
Oração subordinada adjetiva restritiva → sem vírgula.
Oração subordinada adjetiva explicativa→ com vírgula.
O "que" poderia ser trocado por um pronome relativo "o qual", pois está retomando "vereador" assim dando início a uma oração subordinada adjetiva, tendo essa informação fica mais simples resolver a questão. Vejamos:
a) Incorreta.
A vírgula antes do "que" seria possível caso a intenção fosse explicar.
b) Correta.
Em orações subordinadas adjetivas que têm a intenção de restringir são usadas sem a vírgula.
c) Incorreta.
Não é necessário o uso da vírgula antes do pronome relativo que inicia oração subordinada adjetiva, só se quiser transformar a oração em uma explicação.
O Vereador que não tomar posse na sessão prevista neste...( Oração subordinada adjetiva restritiva)
O Vereador, que não tomar posse na sessão prevista neste...(Oração subordinada adjetiva explicativa)
e) Incorreta.
Em "deverá fazer" é uma locução verbal e não se separa locução verbal com vírgula.
GABARITO: B