SóProvas


ID
3756013
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os protestos contra a lei de extradição em Hong Kong acabaram em violência. No dia 12 de junho de 2019, a polícia usou balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar grupos de manifestantes que tentavam invadir o prédio do Legislativo do território.
Internet: <https://oglobo.globo.com> (com adaptações).

Quanto à temática abordada no texto acima e a assuntos correlatos, julgue o item.

O governo de Hong Kong, após as manifestações em tela, suspendeu a proposta que visava a alterar as leis locais de extradição.

Alternativas
Comentários
  • Pelo amor de Deus, alguém me explica a lógica dessa questão?

  • No fim da manhã, com o aumento da multidão nas ruas e as principais estradas bloqueadas por manifestantes, os representantes do Conselho Legislativo (Legco) anunciaram o ADIAMENTO da segunda votação do projeto de lei para uma "data posterior".

    De acordo com os organizadores, mais de um milhão de pessoas foram às ruas pedir às autoridades que desistam de seu projeto de lei.

    A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, não se intimidou e se recusou a retirar o projeto, ao mesmo tempo que advertiu a oposição contra qualquer "ação radical".

    "A única coisa responsável agora é que Carrie Lam retire este projeto malvado ou, pelo menos, que o coloque em uma gaveta para resolver a crise", declarou o deputado democrata Fernando Cheung.

    Fonte: em.com.br/app/noticia/internacional/2019/06/12/interna_internacional,1061177/protesto-contra-lei-de-extradicao-termina-em-confronto-em-hong-kong

    Em outras matérias também estava dizendo que ocorreu o ADIAMENTO sem data definida mas não foi suspensão do projeto.

  • Grandes ondas de protestos ganham repercussão de acordo com sua localização, intensidade, duração, motivação, causas e efeitos, sendo estes aspectos que devem ser acompanhados com atenção no noticiário a partir da visibilidade do assunto no momento de sua veiculação. O texto associado aborda notícia sobre grande onda de protestos em Hong Kong na China.

    Análise do item:

    Hong Kong foi colônia britânica até a virada do século passado quando foi incorporada a China continental. O acordo entre os dois países previa a manutenção do sistema político original numa política nomeada como "um país dois sistemas". No entanto, a China passou a considerar que dissidentes políticos de Hong Kong desafiavam a autoridade de Pequim e começou a aplicar regras cada vez mais rígidas sobre as manifestações políticas locais o que causou grandes protestos. 

    Gabarito do professor: Certo