SóProvas


ID
3756016
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os protestos contra a lei de extradição em Hong Kong acabaram em violência. No dia 12 de junho de 2019, a polícia usou balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar grupos de manifestantes que tentavam invadir o prédio do Legislativo do território.
Internet: <https://oglobo.globo.com> (com adaptações).

Quanto à temática abordada no texto acima e a assuntos correlatos, julgue o item.

O governo chinês, com o qual Hong Kong mantém relações diplomáticas amigáveis, repudiou veementemente a repressão policial contra os manifestantes.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado -> O governo Chinês não repudiou a repressão policial.

    Violentos confrontos foram registrados nesta quarta-feira em Hong Kong quando a polícia tentou impedir que os manifestantes contrários a um projeto de lei que autorizaria extradições para a China continental tentaram entrar no Parlamento da cidade.

    A polícia usou gás lacrimogêneo, cassetetes e gás de pimenta para dispersar os manifestantes, enquanto dezenas de milhares de pessoas bloqueavam avenidas importantes em uma demonstração de força contra os planos do governo.

    Os confrontos começaram pouco depois das 15H00 (4H00 de Brasília), prazo limite estabelecido pelos manifestantes para que o governo abandonasse o polêmico projeto de lei.

    As filas de policiais foram rapidamente superadas pelos manifestantes, muitos deles com máscaras, capacetes ou óculos de proteção.

    A ex-colônia britânica, um importante centro financeiro internacional, foi palco no domingo do maior protesto ocorrido desde sua transferência para a China em 1997. De acordo com os organizadores, mais de um milhão de pessoas foram às ruas pedir às autoridades que desistam de seu projeto de lei.

    Fonte: em.com.br/app/noticia/internacional/2019/06/12/interna_internacional,1061177/protesto-contra-lei-de-extradicao-termina-em-confronto-em-hong-kong

  • Grandes ondas de protestos ganham repercussão de acordo com sua localização, intensidade, duração, motivação, causas e efeitos, sendo estes aspectos que devem ser acompanhados com atenção no noticiário a partir da visibilidade do assunto no momento de sua veiculação. O texto associado aborda notícia sobre grande onda de protestos em Hong Kong na China.

    Análise do item:

    A repressão contra os manifestantes é parte da política do governo da China continental para Hong Kong que considera que dissidentes políticos locais questionam a autoridade central de Pequim. 

    Gabarito do professor: Errado.