SóProvas


ID
3756097
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos princípios fundamentais que regem a Administração Pública Federal, julgue o item.

O princípio da eficiência trata da relação entre os meios empregados e os fins alcançados, ou seja, de fazer mais com menos recursos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Princípio da eficiência: Realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional.

  • A atuação do Princípio da Eficiência. ... O renomado HELY LOPES MEIRELLES, definiu o princípio da eficiência, como “o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional.

    GABARITO: CERTO

    É melhor ficar e lutar. Se você correr, você só vai morrer cansado.

  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA   

     O princípio da eficiência trata da relação entre os meios empregados e os fins alcançados, ou seja, de fazer mais com menos recursos.

    (Máxima efetividade nos atos administrativos com rendimento profissional)

  • Princípio da Eficiência

    - Expresso - EC 19/1998 = Princípio responsável por introduzir a Administração Pública Gerencial

    Produzir bem, com qualidade e menos gastos;

    Presteza e bom desempenho funcional;

    Buscar melhores resultados práticos e menos desperdício;

    - Decorrências

    Avaliação de Desempenho (Especial e Periódica);

    Princípio da celeridade dos processos administrativos;

    Contrato de Gestão;

    Participação do usuário na Administração Pública;

    Planejamento estratégico com estabelecimento de meio e controle de resultados;

    Limite de gastos com pessoal, se extrapolados (CF, Art. 169): Redução 20% de CC/FC; Exoneração de não estáveis; Exoneração dos estáveis.

  • Gab: certo

    O princípio da eficiência foi acrescentado pela Emenda Constitucional n.19/98, visando: alcançar maior qualidade na atuação administrativa, rapidez no atendimento ao público, economia, entre outros.

    Neste sentido, preleciona Alexandre Mazza: “[…] Assim, o conteúdo jurídico do princípio da eficiência consiste em obrigar a administração a buscar os melhores resultados por meio da aplicação da lei” (2012, p. 104).

    Nota-se, portanto, que o princípio em comento impõe ao administrador o atendimento do interesse público, usando de sua competência para de forma eficaz garantir a melhor utilização dos recursos públicos.

  • O princípio da eficiência, expressamente inserido no texto constitucional pela Emenda Constitucional 19/1988, visa uma atuação otimizada por parte da Administração Pública. Portanto, o serviço público considerado adequado é um serviço público eficiente.
     
    Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, “O princípio da eficiência apresenta, na realidade,  dois aspectos: pode ser considerado em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar melhores resultados na prestação do serviço público”
     
    Para além disso, a palavra eficiência é definida como qualidade de algo ou alguém que produz com o mínimo de erros ou de meios.
     
    A mesma EC 19/98 promoveu algumas aplicações do princípio da eficiência na Constituição Federal. Por exemplo, a avaliação periódica de desempenho a que são submetidos o servidores públicos, após adquirem a estabilidade.
     
    Diante disso, vamos à análise da questão.
     
    A assertiva não poderia estar mais correta. A banca afirma que o princípio da eficiência trata da relação entre os meios  empregados e os fins alcançados, ou seja, de fazer mais  com menos recursos. É a próprio significado do termo eficiência.
     
    Gabarito da questão - Item CERTO.
  • Definição perfeita de eficiência.

    Os fins não justificam os meios.

  • Gabarito: CERTO.

    O princípio da eficiência pode ser analisado por várias facetas e vai muito além da definição trazida pelo enunciado.

    Entretanto, "fazer mais com menos recursos" é uma das formas de se visualizá-la.

    Obs.: Questão da QUADRIX a gente sempre fica com pé atrás hahaha

  • Ano: 2012 Banca:  Órgão:  Prova: 

    No âmbito da administração pública, a correlação entre meios e fins é uma expressão cujos sentido e alcance costumam ser diretamente associados ao princípio da eficiência.

  • Eficiência = só lembrar de relação CUSTO - BENEFÍCIO :)
  • Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, “O princípio da eficiência apresenta, na realidade, dois aspectos: pode ser considerado em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar melhores resultados na prestação do serviço público”

    CERTO

  • Aí a banca usa as palavras meios e fins para confundir....

  • Aí a banca usa as palavras meios e fins para confundir....

  • É bom ficar de olho no jogo de palvras da banca, ela poderia facilmente trocar por eficacia/efetividade que pegava mt gente desprevenida

  • Correto. Nas questões da Quadrix é bom ler 3x, a redação dela já é estranha, imagina ainda vc cansado no dia da prova, fzd as últimas questões e ler só uma única vez
  • Obs: desde que seja com qualidade.

    Não é porque é barato que vai ser um serviço de qualidade!