SóProvas


ID
3756466
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No contexto do Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) para o alojamento conjunto, o binômio mãe/filho deve ser classificado, no mínimo, como cuidado

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde da criança e assistência de enfermagem ao recém nascido. O conjunto, o binômio mãe/filho deve ser classificado como cuidado intermediário (letra B), pois segundo a definição: paciente de cuidados intermediários (PCI): estável sob o ponto de vista clínico e de enfermagem, com parcial dependência dos profissionais de enfermagem para o atendimento das necessidades humanas básicas.
    A) INCORRETO. Cuidados mínimos: paciente estável sob o ponto de vista clínico e de enfermagem e autossuficiente quanto ao atendimento das necessidades humanas básicas.

    B) CORRETO. 

    C) INCORRETO.  Cuidados de alta dependência: paciente crônico, incluindo o de cuidado paliativo, estável sob o ponto de vista clinico, porém com total dependência das ações de enfermagem para o atendimento das necessidades humanas básicas.   

    D) INCORRETO.  Cuidados semi-intensivos: paciente passível de instabilidade das funções vitais, recuperável, sem risco iminente de morte, requerendo assistência de enfermagem e médica permanente e especializada.


    E) INCORRETO. Cuidados intensivos: paciente grave e recuperável, com risco iminente de morte, sujeito à instabilidade das funções vitais, requerendo assistência de enfermagem e médica permanente e especializada. 

    Resposta do Professor: B.

    Referencia: Conselho Federal de Enfermagem. RESOLUÇÃO COFEN N 0543/2017 Anexo I Conceitos e metodologia de cálculo de pessoal de enfermagem. 2017.