SóProvas


ID
3757852
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto aos municípios na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Assertiva A. Correta. Art. 31, CF. (...) § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais. (...)

    Assertiva B. Incorreta. Art. 29, CF. (...) XIII - iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, através de manifestação de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado;  (...)

    Assertiva C. Incorreta. Art. 31, CF. (...) § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver. (...)

    Assertiva D. Incorreta. Art. 31, CF. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    Assertiva E. Incorreta. Art. 30, CF. Compete aos Municípios: (...) V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial; (...)

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca da Organização do Estado, mais especificamente sobre os Municípios na Constituição Federal.

    2) Base Constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    XIII - iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, através de manifestação de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado;

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    3) Exame das assertivas

    A) CORRETA. É vedada a criação de tribunais, conselhos ou órgãos de contas, nos termos do art. 31, §4º, da CF/88.

    B) ERRADA. A lei orgânica do município preverá a iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do próprio Município, através de manifestação de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado, nos termos do art. 29, XIII, da CF/88. Assim, a própria Constituição já ficou o percentual mínimo de eleitores exigidos para a iniciativa popular.

    C) ERRADA. O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver, nos termos do art. 31, §1º, da CF/88.

    D) ERRADO. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei, nos termos do art. 31, caput, da CF/88.

    E) ERRADO. Nos termos do art. 30, V, da Constituição Federal, compete aos Municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.

    Resposta: A.

  • A) CORRETA. É vedada a criação de tribunais, conselhos ou órgãos de contas, nos termos do art. 31, §4º, da CF/88.

    B) ERRADA. A lei orgânica do município preverá a iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do próprio Município, através de manifestação de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado, nos termos do art. 29, XIII, da CF/88. Assim, a própria Constituição já ficou o percentual mínimo de eleitores exigidos para a iniciativa popular.

    C) ERRADA. O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver, nos termos do art. 31, §1º, da CF/88.

    D) ERRADO. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da leinos termos do art. 31, caput, da CF/88.

    E) ERRADO. Nos termos do art. 30, V, da Constituição Federal, compete aos Municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.

  • TRIBUNAIS DE CONTAS DOS MUNICIPIOS: Órgãos estaduais.

    TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICIPIO: Órgão municipal sendo vedada a criação, e que existem alguns no Brasil por terem sido criados antes da CF/88 como o da cidade de SP.