A) A ideia de que a sociedade define os indivíduos é premissa para a produção metodológica e epistemológica da teoria de Weber. (Errada. Para Weber, o indivíduo tem primazia nas análises).
B) A teoria dos “tipos ideais” é uma construção de conceitos que parte da síntese do método individualizante (compreensivo) e do próprio objeto de estudo. (Errada. É uma síntese do método individualizante e do método explicativo).
C) Os “tipos ideais” são uma normatização e tradução objetiva da realidade com o intuito, segundo Weber, de formar um quadro homogêneo do pensamento sociológico. (Errada. Os tipos ideais são uma construção mental, que não se encontra de forma pura na realidade).
D) O conceito de racionalização representa o essencial para a compreensão da teoria de Weber sobre a modernidade.
E) Os tipos puros de ação social não se enquadram na metodologia dos tipos ideais de Max Weber. (Errada. Se enquadram sim).
GABARITO ERRADO!
Alternativa B está CORRETA.
Dúvidas, consultar a importante e conhecida obra "Economia e Sociedade, fundamentos da sociologia compreensiva", onde Weber define a dimensão metodológica individualizante/compreensiva e os recursos analíticos/metodológicos dos tipos ideais. Obra, que certamente não foi lida, ou entendida, pelo formulador da questão.