SóProvas


ID
3759703
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Cabeceira Grande - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O texto a seguir está relacionado ao famoso francês Jean Léry, que se notabilizou pelas suas impressões presentes na obra História de uma viagem feita à terra do Brasil.


Depois de voltar do Brasil [...] Jean de Léry teve mais uma experiência capaz de impactar seus conceitos sobre “selvagens” e “civilizados”. Corria o ano de 1573. A cidade protestante de Sancerre, no centro da França, encontrava-se sitiada pelos católicos. Em março iniciou-se a escassez de comida [...]. Cães e gatos foram transformados em iguarias, estes últimos condimentados e preparados como se fossem coelhos. Quando não restavam mais nem cães nem gatos, recorria-se aos famintos ratos. Passou-se a comer quase de tudo na Sancerre sitiada: pergaminhos, couro de cintos, sapatos. Até mesmo excrementos. E eis que, em fins de julho, a desesperada gastronomia dá espaço ao grotesco. Pratos e tigelas sobre a mesa, a família prepara-se para a ceia. Mas Symon Potard, sua mulher Eugene e uma velha chamada Philippes de la Fuëille são surpreendidos no banquete: o prato principal é o corpo da filha dos Potard, uma menina de aproximadamente 3 anos, morta de fome [...]. Entre os que testemunham o evento está Jean de Léry, deparando-se com o canibalismo pela segunda vez.


O texto afirma que Jean Léry deparou-se com o canibalismo pela segunda vez depois de voltar do Brasil. Sobre essas experiências do francês é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Intolerância; comportamento de quem é intolerante, sectário; estado de quem expressa intransigência: o sectarismo de algumas doutrinas religiosas.

  • Analisando o contexto europeu percebemos que a fome estimulou comportamentos que ultrapassaram os limites morais e éticos, sectarismo é o atributo de quem expressa intolerância, seja uma pessoa ou uma religião.

    Gabarito C

  • Bela questão! Importante aqui se ter a compreensão de que canibalismo e antropofagia são coisas parecidas, porem, bem diferentes. A segunda muito comum ,em algumas tribos, no Brasil pré-cabral.