Segundo Vasconcelos (1997, p. 137), “[...] O papel do assistente social não é o de mero ouvinte, mas ele é um sujeito participante de todo o processo de atendimento ao usuário e, por isso, como profissional, tem tarefas a cumprir e objetivos a atingir, considerando que possui um saber específico para a sua atuação profissional. É neste sentido que o seu papel, neste processo, não se resume ao de expectador, mas ao de um membro participante, com responsabilidades e funções a desempenhar. Responsabilidade de subsidiar esta reflexão com o novo que ela vai demandar responsabilidade de buscar, junto à unidade das informações e demandas que as pessoas estão trazendo desarticuladamente, possibilitando sua articulação num todo coerente.” Assim, conforme a fundamentação teórica apresentada, a alternativa que apresenta a informação correta sobre Escuta Qualificada é a alternativa B.
(JUSTIFICATIVA DA AOCP PARA O GABARITO).
Vamos, então, analisar as alternativas:
A – Incorreta. Conforme Portes e Portes (2016, p. 74-75), “o papel do assistente social não é o de mero ouvinte, mas ele é um sujeito participante de todo o processo de atendimento ao usuário
B – Correta. Segundo Vanconcelos (apud PORTES; PORTES, 2016, p. 74- 75), o profissional no processo de escuta assume a “responsabilidade de subsidiar esta reflexão com o novo que ela vai demandar, responsabilidade de buscar, junto, a unidade das informações e demandas que as pessoas estão trazendo desarticuladamente, possibilitando sua articulação num todo coerente”.
C – Incorreta. Pelo contrário, é o assistente social que, no processo de escuta, assume a “responsabilidade de subsidiar” a reflexão, “apresenta propostas viáveis, para que os usuários saibam por que retornar ao serviço, que expectativas alimentar, o que esperar”, apreende as demandas dos usuários e faz os devidos encaminhamentos e articulações (VANCONCELOS apud PORTES; PORTES, 2016, p. 74- 75).
D – Incorreta. “Parece-me que se o assistente social pretende utilizar o espaço profissional para que os usuários usufruam dele como um espaço de crítica, investigativo, reflexivo, na busca de respostas às demandas que apresentam, permanecer no relato das histórias cotidianas, não serve a este processo” (VANCONCELOS apud PORTES; PORTES, 2016, p. 74).
E – Incorreta. “O papel do assistente social não é o de mero ouvinte, mas ele é um sujeito participante de todo o processo de atendimento ao usuário”, ou seja, não só escuta as necessidades do usuário, mas apreende suas demandas e intervém, posto que “tem tarefas a cumprir e objetivos a atingir, considerando que possui um saber específico para a sua atuação profissional” (PORTES; PORTES 2016, p. 74- 75).
Ao analisar as alternativas, temos:
B – Correta.
A, C, D e E – Incorretas.
Gabarito: B
Referência:
PORTES, L. F.; PORTES, M. F. Os instrumentos e técnicas enquanto componentes da dimensão técnicooperativa do serviço social: aproximações acerca da observação e da abordagem. In: LAVORATTI; COSTA (Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.