-
"Nesse contexto político, generaliza-se a idéia de que os mecanismos tradicionais da democracia representativa não têm sido capazes de absorver demandas sociais cada vez mais abrangentes, que requerem novos condutos de expressão e reconhecimento. Situa-se aí o debate sobre as relações entre democratização e representação dos interesses populares na esfera das decisões políticas. Alguns autores se referem ao ressurgimento da sociedade civil brasileira, em função da presença dos novos movimentos sociais, conforme o texto clássico de Emir Sader (1988), “Quando novos personagens entraram em cena”, que reivindicavam autonomia em relação ao Estado e experimentavam novas formas de organização, expressão e luta social e política. O assim denominado projeto democrático-popular é marcado, então, desde as suas origens, por uma aposta política (tomo a expressão de Dagnino e Seltran, 2006) 3 . Esta aposta vai se expressar ao longo dos anos 80, e se traduz na possibilidade de que reivindicações dos movimentos sociais, no contexto da luta democrática de finais dos anos de 1970, pudessem penetrar o espaço estatal através de canais de participação ativa da sociedade civil na definição do funcionamento do Estado e na gestão das ações estatais." SEMINÁRIO NACIONAL - O CONTROLE SOCIAL E A CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, PÁG.23, CFESS 2011.
-
Resposta letra D
Seminário Nacional O Controle Social e a Consolidação do Estado Democrático de Direito Conselho Federal de Serviço Social - CFESS (organizador) Brasília, 2011.
O assim denominado projeto democrático-popular é marcado, então, desde as suas origens, por uma aposta política (tomo a expressão de Dagnino e Seltran, 2006) 3 . Esta aposta vai se expressar ao longo dos anos 80, e se traduz na possibilidade de que reivindicações dos movimentos sociais, no contexto da luta democrática de finais dos anos de 1970, pudessem penetrar o espaço estatal através de canais de participação ativa da sociedade civil na definição do funcionamento do Estado e na gestão das ações estatais.
Em tal perspectiva, a discussão das políticas públicas ganha relevância por seu caráter de mediação entre as demandas sociais e as formas como são incorporadas e processadas pelo aparato governamental. Vai ganhando força a ideia de que os espaços de construção e gestão das políticas sociais devem ser alargados para abrigar a presença ativa de novos sujeitos sociais. A perspectiva era não apenas participar da definição e do controle social das políticas públicas, mas também da partilha do poder estatal, interferindo nas decisões sobre prioridades, conteúdos e direção política que deveriam assumir. (p. 22)
Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/livrosite_seminariocontrolesocialCFESS-CRESS.pdf
-
? Gabarito: D
? O assim denominado projeto democrático-popular é marcado, então, desde as suas origens, por uma aposta política (tomo a expressão de Dagnino e Seltran, 2006). Esta aposta vai se expressar ao longo dos anos 80, e se traduz na possibilidade de que reivindicações dos movimentos sociais, no contexto da luta democrática de finais dos anos de 1970, pudessem penetrar o espaço estatal através de canais de participação ativa da sociedade civil na definição do funcionamento do Estado e na gestão das ações estatais. Em tal perspectiva, a discussão das políticas públicas ganha relevância por seu caráter de mediação entre as demandas sociais e as formas como são incorporadas e processadas pelo aparato governamental. Vai ganhando força a ideia de que os espaços de construção e gestão das políticas sociais devem ser alargados para abrigar a presença ativa de novos sujeitos sociais. A perspectiva era não apenas participar da definição e do controle social das políticas públicas, mas também da partilha do poder estatal, interferindo nas decisões sobre prioridades, conteúdos e direção política que deveriam assumir.
? Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/livrosite_seminariocontrolesocialCFESS-CRESS.pdf
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!