SóProvas


ID
3764635
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ela não modifica apenas a técnica de reprodução do texto, mas também as próprias estruturas e formas do suporte que o comunica a seus leitores. O livro impresso tem sido, até hoje, o herdeiro do manuscrito: quanto à organização em cadernos, à hierarquia dos formatos, do libro da banco ao libellus; quanto, também, aos subsídios à leitura: concordâncias, índices, sumários. Com o monitor, que vem substituir o códice, a mudança é mais radical, posto que são modos de organização, de estruturação, de consulta do suporte do escrito que se acham modificados. A partir das informações apresentadas, o que promoveu mudanças sociais, econômicas e para a difusão do conhecimento, popularizando os livros?

Alternativas
Comentários
  • Conforme Chartier (1994, p. 187):

    A revolução do nosso presente é, com toda certeza, mais que a de Gutenberg. Ela não modifica apenas a técnica de reprodução do texto, mas também as próprias estruturas e formas do suporte que o comunica a seus leitores. O livro impresso tem sido, até hoje, o herdeiro do manuscrito: quanto à organização em cadernos, à hierarquia dos formatos, do libro da banco ao libellus; quanto, também, aos subsídios à leitura: concordâncias, índices, sumários etc. Com o monitor, que vem substituir o códice, a mudança é mais radical, posto que são os modos de organização, de estruturação, de consulta do suporte do escrito que se acham modificados. Uma revolução desse porte necessita, portanto, outros termos de comparação.

    Gab. D

    CHARTIER, Roger. Do códige ao monitor: a trajetória do escrito. Estudos avançados, v. 8, n. 21, São Paulo, maio/ago. 1994. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-4014&lng=en&nrm=iso