SóProvas


ID
3766594
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.

Óleo e água não se misturam: a solução é reciclar

    Sabe aquela coxinha, frango a passarinho ou a deliciosa e crocante batata frita? Tudo é muito saboroso, mas a gordura utilizada no preparo desses alimentos pode causar muitos problemas, principalmente se for jogada na pia ou nos ralos.
Um litro de óleo pode contaminar até vinte e cinco mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d'água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira.
    Ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá "infarto" do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos. Os custos do tratamento de água também aumentam, e a solução está na consciência e reciclagem do óleo. Você pode acumular o que sobrou em garrafas de plástico e levar nos postos de reciclagem que dão um destino adequado ao material e evitam sérios problemas para sua casa e ao meio ambiente.
    Outra coisa: não se esqueça, lugar de lixo é no lixo. Evite jogar fraldas descartáveis, bitucas de cigarro, restos de alimentos, absorventes ou qualquer outro material no vaso sanitário, pias ou ralos, pois toda a sujeira volta para sua casa, provoca entupimentos e traz mais prejuízos para o meio ambiente e sua família.
    E como armazenar e coletar o óleo usado em casa? Após utilizar o óleo, deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche-a bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve as garrafas a um ponto de coleta.

(Texto adaptado. Original em: http://site.sabesp.com.br) 

Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche-a bem para evitar vazamentos, odores e insetos.

Preservando-se o modo verbal e a pessoa do discurso, a expressão sublinhada pode ser substituída com correção por: 

Alternativas
Comentários
  • Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche-a bem para evitar vazamentos, odores e insetos.

    Temos um pronome oblíquo átono funcionando como objeto direto e a questão solicita uma troca que preserve o modo verbal e a pessoa do discurso.

    Vede-a, vede conjugado na terceira pessoa do imperativo afirmativo (vede-você) e a pronome funcionando como objeto direto.

    GABARITO. E

  •  Gabarito: E

    ➥ Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche-a bem para evitar vazamentos, odores e insetos.

    ➥ O verbo está conjugado na 3ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (=feche você).

     a) veda-lhe → INCORRETO. O verbo está conjugado na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (=fecha tu).
     b) cerre-lhe → INCORRETO. O verbo está conjugado na 3ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (=cerre você), porém, quem cerra, cerra alguma coisa (=o pronome oblíquo átono "lhe" está sendo usado incorretamente como um objeto direto).
     c) cerra-a → INCORRETO. O verbo está conjugado na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (=cerra tu).
     d) tampe-lhe → INCORRETO. O verbo está conjugado na 3ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (=tampe você), porém, quem tampa, tampa alguma coisa (=o pronome oblíquo átono "lhe" está sendo usado incorretamente como um objeto direto).
     e) vede-a → CORRETO. O verbo está conjugado na 3ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (=VEDE você), e o pronome oblíquo átono "a" está sendo usado corretamente como um complemento direto, como um objeto direto (=vede alguma coisa= a).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • só para mim que não aparece nenhuma expressão destacada?

  • Vedar ---Impedir, proibir, interditar..

    É possível a substituição.

  • o A é VTD e o lhe VTI.
  • A questão requer conhecimento da significação das palavras: sinonímia; formação do modo verbal imperativo; transitividade verbal: transitivo direto e indireto; complemento verbal: objeto direto e indireto.

    Em relação ao significado da palavra sublinhada do enunciado, vedar, cerrar e tampar são sinônimas. Já em relação ao modo verbal, “feche-a" está conjugado no imperativo afirmativo por se tratar de uma recomendação, sendo a pessoa gramatical na 3ª pessoa do singular.

    Lembrando que, no modo imperativo, não há 1ª pessoa do singular (eu) e as 3ª pessoas ele, ela, eles, elas são substituídas por você, vocês. Assim sendo, as terceiras pessoas gramaticais do modo imperativo se referem à segunda pessoa - você/vocês. Os pronomes vêm após o verbo.

    Além desses conhecimentos, é de extrema importância sabermos a formação do imperativo afirmativo para responder a esta questão. Vejamos!

    As segundas pessoas (tu, vós) são conjugadas como o presente do indicativo, suprimindo-se o “s" final; as demais pessoas (você, nós, vocês) são conjugadas como o presente do subjuntivo, sem suprimir nada.

    OBSERVAÇÃO!!! Quando o complemento do verbo for expresso por um pronome átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes), observar a transitividade verbal.

     

    O, a, os, as - sempre OBJETO DIRETO

    Lhe, lhes - sempre OBJETO INDIRETO

    Me, te, se, nos, vos - dependerá da transitividade do verbo.

     

    Lembrando que os pronomes pessoais átonos substituem os substantivos.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA - Está errada por dois motivos:

    1. o verbo “vedar" é transitivo direto exigindo um complemento sem preposição, portanto não poderia ter como complemento o pronome “lhe" por este exercer a função de objeto indireto, complemento preposicionado (o pronome lhe equivale a ele, a ela, o “a" é preposição);

    2. como já é sabido, o verbo sublinhado do enunciado está flexionado na 3ª pessoa do singular (você) embora se refira à 2ª pessoa. Em “veda", o verbo está flexionado na 2ª pessoa do singular (tu).

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA - O verbo “cerrar" é transitivo direto exigindo um complemento sem preposição, portanto não poderia ter como complemento o pronome “lhe" por este exercer a função de objeto indireto -  complemento preposicionado (o pronome lhe equivale a ele, a ela, o “a" é preposição).

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA - como já é sabido, o verbo sublinhado do enunciado está flexionado na 3ª pessoa do singular (você) embora se refira à 2ª pessoa. Em “cerra", o verbo está flexionado na 2ª pessoa do singular (tu).

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA - O verbo “tampar" é transitivo direto exigindo um complemento sem preposição, portanto não poderia ter como complemento o pronome “lhe" por este exercer a função de objeto indireto -  complemento preposicionado (o pronome lhe equivale a ele, a ela, o “a" é preposição).

    ALTERNATIVA (E) CORRETA - O verbo “vede" está flexionado na 3ª pessoa do singular (você) conforme o verbo sublinhado do enunciado e por ele ser transitivo direto, seu complemento expresso pelo pronome átono “a" está adequado, pois os pronomes átonos o, a, os, as quando completam o verbo, exercem a função sintática de objeto direto.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • GABARITO: LETRA E

    Em relação ao significado da palavra sublinhada do enunciado, vedar, cerrar e tampar são sinônimas. Já em relação ao modo verbal, “feche-a" está conjugado no imperativo afirmativo por se tratar de uma recomendação, sendo a pessoa gramatical na 3ª pessoa do singular.

    Lembrando que, no modo imperativo, não há 1ª pessoa do singular (eu) e as 3ª pessoas ele, ela, eles, elas são substituídas por você, vocês. Assim sendo, as terceiras pessoas gramaticais do modo imperativo se referem à segunda pessoa - você/vocês. Os pronomes vêm após o verbo.

    Além desses conhecimentos, é de extrema importância sabermos a formação do imperativo afirmativo para responder a esta questão. Vejamos!

    As segundas pessoas (tu, vós) são conjugadas como o presente do indicativo, suprimindo-se o “s" final; as demais pessoas (você, nós, vocês) são conjugadas como o presente do subjuntivo, sem suprimir nada.

    OBSERVAÇÃO!!! Quando o complemento do verbo for expresso por um pronome átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes), observar a transitividade verbal.

     

    O, a, os, as - sempre OBJETO DIRETO

    Lhe, lhes - sempre OBJETO INDIRETO

    Me, te, se, nos, vos - dependerá da transitividade do verbo.

     

    Lembrando que os pronomes pessoais átonos substituem os substantivos.

    A) INCORRETA - Está errada por dois motivos:

    1. o verbo “vedar" é transitivo direto exigindo um complemento sem preposição,não poderia ter complemento o pronome “lhe" por este exercer a função de objeto indireto, complemento preposicionado (o pronome lhe equivale a ele, a ela, o “a" é preposição);

    2. como já é sabido, o verbo sublinhado do enunciado está flexionado na 3ª pessoa do singular (você) embora se refira à 2ª pessoa. Em “veda", o verbo está flexionado na 2ª pessoa do singular (tu).

    B) INCORRETA - O verbo “cerrar" é transitivo direto exigindo um complemento sem preposição, portanto não poderia ter como complemento o pronome “lhe" por este exercer a função de objeto indireto - complemento preposicionado (o pronome lhe equivale a ele, a ela, o “a" é preposição).

    C) INCORRETA - como já é sabido, o verbo sublinhado do enunciado está flexionado na 3ª pessoa do singular (você) embora se refira à 2ª pessoa. Em “cerra", o verbo está flexionado na 2ª pessoa do singular (tu).

    D)INCORRETA - O verbo “tampar" é transitivo direto exigindo um complemento sem preposição, portanto não poderia ter como complemento o pronome “lhe" por este exercer a função de objeto indireto - complemento preposicionado (o pronome lhe equivale a ele, a ela, o “a" é preposição).

    E) CORRETA - O verbo “vede" está flexionado na 3ª pessoa do singular (você) conforme o verbo sublinhado do enunciado e por ele ser transitivo direto, seu complemento expresso pelo pronome átono “a" está adequado, pois os pronomes átonos o, a, os, as quando completam o verbo, exercem a função sintática de objeto direto.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

    GABARITO COMENTADO PELA PROFESSORA DO QC

  • eu fui pela transitividade verbal od. - o, a ,os o.i, lhe ,lhes