SóProvas


ID
3769711
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Muito devagar e sempre


Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. Apesar da elevada informalidade no mercado, há sinais de que a situação pode melhorar adiante.

Dados recém-divulgados mostraram a criação líquida de 157,2 mil vagas com carteira assinada em setembro, no resultado mais positivo para o mês desde 2013. Outra novidade é a geração em todos os principais setores, incluindo os mais atingidos pela crise, como a construção civil.

É verdade que os dados totais do mercado de trabalho, coletados pelo IBGE, contam uma história menos favorável. Mostra-se a criação de 1,84 milhão de vagas no período de 12 meses até agosto, com prevalência de ocupações na maior parte mais precárias (95% delas sem carteira ou por conta própria).

Nada menos que 41% da população ocupada está na informalidade, e outras cifras suscitam preocupação. A taxa de desemprego tem caído lentamente – na média do trimestre junho-agosto foram 11,8%, ante 12,1% no período correspondente do ano passado. A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros.

Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho. Uma coletânea de fatores pode impulsionar gradualmente a economia.


(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.10.2019. Adaptado)


Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     a) A taxa de desemprego tem caído lentamente; a desocupação no entanto ainda atinge no Brasil 12,6 milhões de brasileiros → INCORRETO. O correto seria separar a conjunção coordenativa adversativa em destaque por vírgulas.
     b) A exasperante letargia da criação de empregos, tem sido, um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia → INCORRETO. Vírgula separando indevidamente o sujeito do verbo.
     c) Outra novidade que inclui as áreas mais atingidas pela crise, é a criação de vagas em todos os principais setores, como o da construção civil → INCORRETO. Vírgula separando indevidamente o sujeito do verbo.
     d) Mostra-se, no período de 12 meses até agosto, a criação de 1,84 milhão de vagas; prevalecem as de ocupações mais precárias na maior parte → CORRETO. Vírgulas separando um adjunto adverbial de tempo e logo após o ponto e vírgula separando uma oração coordenada assindética. 
     e) Nada menos que 41% da população ocupada no Brasil, está na informalidade – e outras cifras suscitam preocupação → INCORRETO. Vírgula separando indevidamente o sujeito do verbo.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    Mostra-se, no período de 12 meses até agosto, a criação de 1,84 milhão de vagas; prevalecem as de ocupações mais precárias na maior parte.

  • LETRA A - A taxa de desemprego tem caído lentamente; a desocupação(,) no entanto ainda atinge no Brasil 12,6 milhões de brasileiros.

    LETRA B - A exasperante letargia da criação de empregos(,) tem sido(,) um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia.

    LETRA C - Outra novidade que inclui as áreas mais atingidas pela crise(,) é a criação de vagas em todos os principais setores, como o da construção civil.

    LETRA D - Mostra-se, no período de 12 meses até agosto, a criação de 1,84 milhão de vagas; prevalecem as de ocupações mais precárias na maior parte.

    LETRA E - Nada menos que 41% da população ocupada no Brasil(,) está na informalidade – e outras cifras suscitam preocupação.

  • Vamos aos itens

    A) 1º Segundo a gramática é recomendável que usemos ponto e vírgula quando já temos vírgulas no interior da oração

    como assim sugere Pashoalin: Não gostem, e brandem-se; não gostem e quebrantem-se .

    2º O termo "no entanto" deveria estar entre vírgulas.

    B) Não separamos sujeito do verbo por meio de vírgulas

    a criação de empregos, tem

    C) Novamente .. Outra novidade (, ) é

    D) Mostra-se, no período de 12 meses até agosto, a criação de 1,84 milhão de vagas; prevalecem as de ocupações mais precárias na maior parte.

    1º Temos um termo deslocado de sua posição natural = Correta a utilização de vírgulas.

    2º Segundo a gramática, podemo usar ponto e vírgulas quando temos conjunções subtendidas

    Perceba: a criação de 1,84 milhão de vagas( MAS) prevalecem as de ocupações mais precárias na maior parte.

    E) Novamente a mesma noção: Não separamos sujeito de verbo por vírgulas..

    41% da população (,) está na informalidade

    Bons estudos!

  • VAMOS ANALISAR OS ERROS DAS ASSERTIVAS:

    A) "No entanto" deveria estar entre vírgulas.

    B) O sujeito está isolado de sua locução verbal.

    C) O sujeito está separado do verbo.

    D) Correto.

    E) O Sujeito está separado do verbo.

  • (A)

    A taxa de desemprego tem caído lentamente; a desocupação no entanto ainda atinge no Brasil 12,6 milhões de brasileiros.

    *

    Item errado, porque está faltando a vírgula para separar a conjunção adversativa “no entanto” deslocada dentro da oração sindética.

    O uso do ponto e vírgula está correto, pois ele também é usado para separar orações coordenadas adversativas quando a conjunção aparecer no meio da oração.

    O certo é: A taxa de desemprego tem caído lentamente; a desocupação, no entanto, ainda atinge no Brasil 12,6 milhões de brasileiros.

    *

    (B)

    A exasperante letargia da criação de empregos, tem sido, um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia.

    Item errado, porque o sujeito “A exasperante letargia da criação de empregos” está separado do seu verbo “tem”. Outro erro é o complemento nominal “um dos principais fatores...” sendo separado do seu substantivo “sido”

    O correto é:” A exasperante letargia da criação de empregos tem sido um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia.”

    *

    (C)

    Outra novidade que inclui as áreas mais atingidas pela crise, é a criação de vagas em todos os principais setores, como o da construção civil.

    Item errado, porque não se pode usar a virgula para separar o sujeito de seu verbo.

    *

    (D)

    Mostra-se, no período de 12 meses até agosto, a criação de 1,84 milhão de vagas; prevalecem as de ocupações mais precárias na maior parte.

    Item correto, porque as vírgulas estão empregadas corretamente para isolar um adjunto adverbial de tempo deslocado e maior que 3 palavras.

    *

    (E)

    Nada menos que 41% da população ocupada no Brasil, está na informalidade – e outras cifras suscitam preocupação.

    Item errado, porque não se pode separar por vírgula o Sujeito “Nada menos que 41% da população ...” de seu verbo “está”.

    *

    Foco, fé e ação

  • A) "No entanto" deveria estar entre vírgulas.

  • Lembrem-se: um sujeito NUNCA pode ser separado do seu predicado. Por nenhum sinal de pontuação, por nada.

    GABARITO: D

  • sobre a C=

    quem é a outra novidade ???

    a criação....

  • D

    - Em (a), “A taxa de desemprego tem caído lentamente; a desocupação NO ENTANTO ainda atinge no Brasil 12,6 milhões de brasileiros.” – FALTOU UM PAR DE VÍRGULA PARA MARCAR O DESLOCAMENTO DA CONJUNÇÃO ADVERSATIVA DESTACADA;

    - Em (b), “A exasperante letargia da criação de empregos, TEM SIDO, um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia.” – AS VÍRGULAS ESTÃO SEPARANDO O SUJEITO DO VERBO E O VERBO DO OBJETO. QUESTÃO PROIBIDA;

    - Em (c), “Outra novidade que inclui as áreas mais atingidas PELA CRISE, É A CRIAÇÃO de vagas em todos os principais setores, como o da construção civil.” – A VÍRGULA NO ITEM EM DESTAQUE SEPARA O SUJEITO PRECEDENTE DE SEU VERBO. QUESTÃO PROIBIDA. A ÚLTIMA VÍRGULA ESTÁ CORRETA, USANDO UMA EXPRESSÃO ADVERBIAL COMPARATIVA;

    - Em (d), “Mostra-se, no período de 12 meses até agosto, a criação de 1,84 milhão de vagas; prevalecem as de ocupações mais precárias na maior parte.” – ESTÁ CERTINHO. AS DUAS PRIMEIRAS VÍRGULAS MARCANDO O DESLOCAMENTO DO ADJUNTO ADVERBIAL TEMPORAL DESLOCADO E O PONTO E VÍRGULA SEPARA UMA PAUSA MAIOR QUE A VÍRGULA, MAS NÃO TÃO FORTE COMO O PONTO;

    - Em (e), “Nada menos que 41% da população ocupada NO BRASIL, ESTÁ na informalidade – e outras cifras suscitam preocupação.” – A VÍRGULA NO ITEM GRIFADO SEPARA O SUJEITO DE SEM VERBO - ITEM PROIBIDO. ESSE TRAVESSÃO TAMBÉM ESTÁ INAPROPRIADO ANTES DO ADITIVO “E”. NÃO É PROIBIDO, SEGUNDO MUITOS AUTORES.

  • As justificativas dos colegas a respeito da alternativa C estão incorretas, pois não está separando o Sujeito do verbo, visto que a frase está invertida e que o sujeito, na verdade, é "a criação de vagas em todos os principais setores".

    Na verdade, está errada pois não está separando o sujeito do verbo, mas sim o Objeto Direto do Verbo.

    A frase na ordem correta seria:

    A criação de vagas em todos os principais setores, como o da construção civil, é outra novidade que inclui as áreas mais atingidas pela crise.

    A separação por vírgulas na frase direta seria somente para separar a exemplificação de um dos principais setores.

  • Fiquei preocupado com a concordância/regência e errei a questão. Temos que ficar atento a questão: pede-se a PONTUAÇÃO correta

  • Vírgulas separando um adjunto adverbial de tempo e logo após o ponto e vírgula separando uma oração coordenada assindética. 

  • A taxa de desemprego tem caído lentamente; a desocupação no entanto ainda atinge no Brasil 12,6 milhões de brasileiros.

    A locução conjuntiva adversativa está deslocada, portanto deve ser isolada por vírgulas.

    -------------------------------------------------------------------------------------------

    A exasperante letargia da criação de empregos, tem sido, um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia.

    Separando o sujeito do verbo.

    -------------------------------------------------------------------------------------------

    Outra novidade que inclui as áreas mais atingidas pela crise, é a criação de vagas em todos os principais setores, como o da construção civil.

    Separando o sujeito do verbo.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    Mostra-se, no período de 12 meses até agosto, a criação de 1,84 milhão de vagas; prevalecem as de ocupações mais precárias na maior parte.

    Bom, a primeira vírgula está separando um adjunto adverbial de tempo deslocado e de longa extensão. Já a segunda está separando uma oração coordenada sindética.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------

    Nada menos que 41% da população ocupada no Brasil, está na informalidade – e outras cifras suscitam preocupação.

    Separando o sujeito do verbo.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------