Intercâmbio Social:
É a criação e utilização de sistemas de linguagem que o homem utiliza para se comunicar com os seus semelhantes. Em outras palavras, são as trocas que os indivíduos fazem entre si.
Discurso Social:
A criança usa a linguagem fundamentalmente para se comunicar. O pensamento e a linguagem têm funções independentes.
Quando a criança começa a usar a fala para regular seu comportamento e seus pensamentos. A criança pode falar em voz alta consigo mesma enquanto realiza alguma tarefa.
Discurso Egocêntrico (que também é social)
Discurso Comunicativo (além de social é interior)É usado para dirigir o comportamento e pensamento.
As crianças podem fazer uma reflexão sobre a solução de problemas e a seqüência das ações manipulando a em sua cabeça, interiormente.
Essa questão requer conhecimentos sobre o desenvolvimento da linguagem como instrumento de pensamento e de comunicação. Deve-se indicar a alternativa correta a respeito do tema, de acordo com a perspectiva vygotskyana.
De acordo com Vygotsky, a linguagem é social. Sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão. Há uma estreita relação entre a função comunicativa e o pensamento. Nesse sentido, a comunicação permite, ao mesmo tempo, a interação social e a organização do pensamento. Para o autor, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que tem por função denominar e comunicar, sendo a primeira linguagem a surgir. Posteriormente teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.
Primeiro a criança utiliza a fala socializada, com a função de comunicação, de contato social e interação. A progressão da fala social para a fala interna representa a transição da função comunicativa para a função intelectual. Nesse processo de transição, surge a chamada fala egocêntrica, que a criança emite para si mesma, em voz baixa, enquanto está concentrado em alguma atividade. A fala egocêntrica consiste em uma linguagem para a própria pessoa, e não uma linguagem social, para comunicação e interação. Posteriormente à fala egocêntrica, surge o discurso interior, quando as palavras passam a ser pensadas, sem que necessariamente sejam faladas. O pensamento é um plano mais profundo do discurso interior, que tem por função criar conexões e resolver problemas, o que não necessariamente é feito em palavras. Muitas vezes nem conseguimos verbalizar nossas ideias, ou demoramos até encontrar palavras para expressar um pensamento. Dessa forma, é possível concluir que o pensamento não se reflete na palavra, mas realiza-se nela, na medida em que é a linguagem que permite a transmissão do seu pensamento para os demais.
Fonte: VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.
Portanto, a letra D é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra D.