SóProvas


ID
3774187
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Miguel Arcanjo - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      As gerações têm determinados comportamentos como resultado de vivências na infância e na adolescência. Os Millennials, ou Geração Y, por exemplo, nasceram entre 1981 e 1996, uma época em que a tecnologia dava seus primeiros passos e assistiram ao seu rápido desenvolvimento, tendo que se adaptar à nova realidade.

      Já a Geração Z, os Centennials, nascidos a partir de 1997, são jovens da era da tecnologia e não conseguem imaginar a vida sem ela.

      Como as gerações anteriores, os Centennials têm características próprias, sendo notória a relação deles com a internet e as redes sociais. Estão sempre conectados, muitas vezes com mais de uma atividade simultaneamente e necessitam menos dos pais e professores para obter informações. São imediatistas. E-mail, por exemplo, é tido como coisa do passado. Os jovens dessa geração não querem ter de esperar as respostas, preferindo mensagens como de Whatsapp ou Snapchat. No mercado de trabalho mostram-se ávidos por desafios e rápidos nas soluções de problemas.

      Por terem crescido em meio à crise financeira mundial de 2008, acreditam que ter dinheiro é fundamental, mostrando-se menos idealistas e mais pragmáticos do que a geração anterior. Concentram-se no equilíbrio entre trabalho, família e lazer.

      A Geração Z é caracterizada pela diversidade e transparência. Nunca se viu tanta diversidade racial e sexual nos integrantes de uma geração e a tolerância é uma das suas grandes características. Não se envergonham de quem são e expõem suas vidas pessoais e posições nas redes sociais abertamente. Diante de tanta informação, os Centennials tendem a despender maior preocupação em relação às causas ambientais e sociais, além de demonstrarem uma busca pela alimentação saudável mais intensa do que a geração anterior.

      A grande preocupação que surge sobre essa geração está relacionada ao excesso de conectividade. Além do sedentarismo, há riscos na saúde mental devido à depressão, que apresenta alta incidência nessa faixa etária, provavelmente relacionada ao isolamento social. Quem não precisa de amigos reais, do tipo “pau para toda obra”, daqueles que se entendem com um olhar, que oferecem um ombro amigo nas horas ruins e uma boa gargalhada nas horas boas?

(Andrea Hercowitz Geração X, Y, Z e Centennials . www.minhavida.com.br. acesso em 20.09.2019. Adaptado)

Compare as passagens:


... com mais de uma atividade simultaneamente e necessitam menos dos pais e professores para obter informações. (3° parágrafo)

... mostrando-se menos idealistas e mais pragmáticos do que a geração anterior. (4° parágrafo)


Quanto à ocorrência dos vocábulos destacados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ ... com mais de uma atividade simultaneamente e necessitam menos dos pais e professores para obter informações. (3° parágrafo) ... mostrando-se menos idealistas e mais pragmáticos do que a geração anterior. (4° parágrafo)

    ➥ Na primeira passagem, o "mais" é um pronome indefinido (sentido quantitativo); na segunda passagem, ele é um advérbio (sentido intensificativo).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    a palavra mais tem um significado quantitativo na primeira passagem e indica intensidade na segunda.

    2013

  • Mais e Menos

    *ligados a { substantivo- sentido de quantidade

    *ligados a { verbo , adjetivo ou adverbio - sentido de intensidade

  • ... com mais de uma atividade (quantitativo) ...

    ex: mais de duas, três, quatro...

    ... mais pragmáticos (intensificativo)..

    ex: É uma questão com um conteúdo mais pragmático,

    ele é muito mais prático,

    Agora que começamos não podemos parar!

  • GAB. A

    a palavra mais tem um significado quantitativo na primeira passagem e indica intensidade na segunda.

  • Compare as passagens:

    ... com mais de uma atividade simultaneamente e necessitam menos dos pais e professores para obter informações. (3° parágrafo)

    ... mostrando-se menos idealistasmais pragmáticos do que a geração anterior. (4° parágrafo)

    Quanto à ocorrência dos vocábulos destacados, é correto afirmar que

    A) a palavra mais tem um significado quantitativo na primeira passagem e indica intensidade na segunda. [Gabarito]

    Mais e Menos

    *ligados a { substantivo- sentido de quantidade

    *ligados a { verbo , Adjetivo ou adverbio - sentido de intensidade

    By: Flávia Melo