A questão quer saber como a criança na educação infantil deve ser considerada para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu Artigo 4º, definem a criança como sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2009).
Art. 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
a) sujeito que deve brincar e ser cuidado sem a preocupação ainda de ressignificações sobre o mundo.
Incorreta. A criança deve sim se preocupar com a ressignificações sobre o mundo, o próprio artigo 4º acima fala que deve questionar e construir sentidos sobre a natureza e a sociedade.
b) sujeito histórico e de direitos que questiona e constrói sentidos sobre o mundo.
Correta. Está conforme o artigo 4º posto a introdução.
c) indivíduo que primeiro se desenvolve fisicamente e depois psiquicamente
Incorreta. A criança deve se desenvolver por igual. Vejam o trecho do artigo 4º: relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa...
d) indivíduo que aprende nas relações estabelecidas com o professor
Incorreta. Está alternativa restringiu demais.
e) sujeito que assimila passivamente os conhecimentos.
Incorreta. O artigo 4º descreve inúmeras ações que a criança faz no centro do planejamento:: narra, brica, deseja, observa... Logo, assimila os conhecimentos de forma ativa.
Referência:
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Educação, Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base Brasília: MEC, 2017.
GABARITO: B