SóProvas


ID
3776047
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao vigente padrão ortográfico da língua portuguesa, considere as seguintes sentenças:
1. Atores já desistiram de grandes papéis no cinema e se arrependeram.
2. Na pré-estreia, meus amigos serão os anfitriões da noite.
3. Eu apoio as escolas ocupadas em SP.
4. A feiura dos lençóis impressionou os hóspedes do hotel.

Está/Estão corretamente acentuada(s) a(s) sentença(s):

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    ✓ Todos os itens estão corretos:

    1. Atores já desistiram de grandes papéis no cinema e se arrependeram → CORRETO. Temos uma oxítona terminada em ditongo aberto seguido de -s. Acentuada corretamente.

    2. Na pré-estreia, meus amigos serão os anfitriões da noite → CORRETO. As paroxítonas com ditongo aberto "ei" e "oi" não são mais acentuadas: estreia, geleia, ideia, androide, colmeia, etc.

    3. Eu apoio as escolas ocupadas em SP → CORRETO. A palavra em destaque segue sem acentuação conforme a regra explicitada anteriormente.

    4. A feiura dos lençóis impressionou os hóspedes do hotel → CORRETO. Segundo a nova ortografia, nas palavras paroxítonas, o I e o U não recebem acento depois de ditongo decrescente: feiura, bocaiuva, baiuca, Sauipe... Todavia, se o ditongo for crescente, o acento é usado: Guaíra, Guaíba, etc.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Galera na frase Eu apoio as escolas ocupadas em SP, as escolas o uso do acento da crase é facultativo?

  • Respondendo a dúvida de Marcos Samuel: Não há acento indicativo de crase nessa oração. Motivo: o verbo APOIAR pode ser tanto Transitivo Direto (VTD) quanto Transitivo Direto e Indireto (VTDI). Vou explicar cada caso. Por exemplo: "Eu apoio as escolas ocupadas em SP." - Eu apoio algo, VTD. Não pede preposição, não há possibilidade de crase nesse caso. Apoiar no sentido de "corroborar", "aprovar", é VTD, não pede preposição. Mas se você diz: "Eu apoiei meu cotovelo na mesa.", eu tenho um VTDI. Apoiei algo (objeto direto) em alguma coisa (objeto indireto). "Na" nada mais é que "em + a". O verbo APOIAR, quando VTDI, vem regido com a preposição EM. Apoiar algo em alguma coisa/lugar, "apoiar" no sentido de "encostar". No caso da nossa questão em si, APOIAR foi no sentido de dar suporte a algo/alguém, então não pede preposição, sem possibilidade de crase, desse modo. Espero ter ajudado, Marcos Samuel. :) Pessoal, se eu tiver escrito algo errado, por favor, enviar mensagem para mim in box, no privado, para correção. Obg. :)
  • 6 anos depois eu venho respondê-la kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... o erro está justamente na parte em que ''não pode acionar regressivamente''! No risco integral responde sem chance de alegar excludentes ou atenuante, mas nada impede que acione o causador de todo o prejuízo!

  • PC-PR 2021

  • Errei e fui estudar. Pelo que entendi:

    1- PAPÉIS: ditongo aberto EI(s) em posição oxítona = Acentua!

    2- ESTREIA: ditongo aberto EI em posição paroxítona = Não acentua!

    3- APOIO: não encontrei regra que justifique acentuação

    4- FEIURA: regrinha bastante específica: vogal U como segunda vogal de um hiato, que normalmente acentuaria, mas aqui por estar precedida de um ditongo EI em posição paroxítona= Não acentua! --(acordo ortográfico)

    Por isso tudo correto!